Parece mentira

“Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José (Pepe) Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo. Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, fica somente com 1.250 dólares ou 2.538 reais, ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.

‘Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos’, diz o presidente. Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder. Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos”.

Sequer em sonho eu imaginaria ler uma notícia dessas. Ainda mais na América Latina, pródiga em corrupção dos ditos representantes do povo. Apareceu no dia 12 de junho de 2012, em “Vermelho”, página mantida e gerida pela Associação Vermelho, entidade sem fins lucrativos, em convênio com o Partido Comunista do Brasil. Informe anterior dissera que de tudo a que tem direito como presidente, Pepe usa apenas o serviço de segurança de alguns homens em sua propriedade e um carro oficial para eventos. Em maio, tinha posto à disposição de moradores de rua a residência oficial e outro prédio do governo a fim de que se abrigassem do frio. Em 2011, assinou a venda de uma casa de veraneio presidencial, usando num projeto de moradias populares o dinheiro obtido.

Cabe na cabeça de pessoa normal um presidente da república capaz disso? Tudo bem que o Uruguai seja um país minúsculo, mas é crível que seu presidente receba menos do que um vereador de qualquer pequena cidade do Brasil? E por iniciativa própria, sem necessidade de mobilização popular? Trata-se de um político, não de uma versão masculina de Madre Teresa de Calcutá. Nem sua esposa, de imitação da Irmã Dulce da Bahia. Que é isso? Marketing para reeleição? Mas ele já deixou claro que, terminado o mandato, se recolherá ao seu modesto sítio para passar os dias que lhe restam. Está perto de completar 80 anos. Não alimenta ambições de fortuna ou poder.

Eis um homem público com clareza do seu ofício. Não é preciso viajar até à Suécia para nos depararmos com políticos cônscios de suas responsabilidades. É sabido que lá os membros do congresso vão de bicicleta ao prédio do parlamento para as sessões em que discutem os altos destinos do país. Aqui, ao nosso lado, o presidente de uma nação comprova autêntico interesse pelo bem do seu povo.

Está certo que é exceção, verdadeira agulha no palheiro, mas viva! Nem tudo está perdido neste velho mundo cheio de egoísmo e podridão. Ainda é possível alimentar esperança. Nem que seja somente um fio. Quem sabe o velho Pepe, exatamente por ser tão diferente dos que o cercam, acabe se tornando conhecido. E desperte o desejo de ser imitado. Bom seria que, em vez de tanto falatório bonito e mentiroso, nossos políticos se dispusessem a seguir esse exemplo.

Padre Orivaldo Robles
Enviado por Padre Orivaldo Robles em 19/06/2012
Reeditado em 19/06/2012
Código do texto: T3732409