ORA, ORA ONDE EU QUERO CHEGAR?
Aristóteles, que seguia os ensinamentos de Platão dizia que a Filosofia começou com a perplexidade, melhor explicando: com o assombro do homem perante a natureza, em um crescendo de dúvidas, a começar pelas dificuldades mais aparente. Por vezes eu também sou assaltada por dúvidas no que diz respeito à mente e as leis inatas do pensamento, eu imagino que o meu pensamento é torto e nada ordenado, onde as sensações ditam sua vontade absoluta e caprichosa, e que a minha mente não passa de uma massa inerte, indo de encontro a tese de Kant, que sustenta que a mente é um órgão ativo , que molda e coordena as sensações em idéias, um órgão que transforma a multiplicidade caótica da experiência na unidade ordenada do pensamento.
Ora, ora, aonde eu quero chegar, a estrutura ontológica da mente e as leis inatas do pensamento, conhecida como “filosofia transcendental”? Menos, menos, melhor me contentar com o empirismo, se o meu pensamento é torto, melhor perguntar a minha avó a razão disso.
ESTE É O LIVRO DO MOMENTO VALE A PENA CONFERIR
Aristóteles, que seguia os ensinamentos de Platão dizia que a Filosofia começou com a perplexidade, melhor explicando: com o assombro do homem perante a natureza, em um crescendo de dúvidas, a começar pelas dificuldades mais aparente. Por vezes eu também sou assaltada por dúvidas no que diz respeito à mente e as leis inatas do pensamento, eu imagino que o meu pensamento é torto e nada ordenado, onde as sensações ditam sua vontade absoluta e caprichosa, e que a minha mente não passa de uma massa inerte, indo de encontro a tese de Kant, que sustenta que a mente é um órgão ativo , que molda e coordena as sensações em idéias, um órgão que transforma a multiplicidade caótica da experiência na unidade ordenada do pensamento.
Ora, ora, aonde eu quero chegar, a estrutura ontológica da mente e as leis inatas do pensamento, conhecida como “filosofia transcendental”? Menos, menos, melhor me contentar com o empirismo, se o meu pensamento é torto, melhor perguntar a minha avó a razão disso.
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