O caderno dos franceses

 

 

 

Tenho usado a caneta somente para fazer listinhas do que preciso comprar no supermercado, anotar algum recado ao lado do telefone ou então preencher quadrinhos de palavras cruzadas. Até alguns meses atrás, eu fazia a mão anotações em folhas avulsas na preparação de aulas. Considero minha letra bonita, apesar de não ser daquelas grandes e redondas, logo reconhecidas como ‘letra de professora’. Como toda gente da minha idade, pratiquei caligrafia na escola primária. Meus filhos também, só que de um modo diferente, pois escreviam em cadernos de modelo francês em que a pauta é como a da imagem acima, cheia de linhas horizontais e verticais, o que à primeira vista nos deixa confusos. Mas elas têm sua razão de ser, facilitam não só o aprendizado da caligrafia, como servem para colocar as contas em ordem. As letras maiúsculas devem subir até tal linha; perninhas de pês, quês e gês das minúsculas descem até tal linha... Para começar a data, as crianças contam três quadrados.  O parágrafo se inicia depois do segundo. Na hora de resolver um problema, a continha começa no terceiro quadrado... Se tiver outra, deve estar separada pelo espaço de dois quadradinhos... Para encerrar a lição, seja de língua, matemática ou outra matéria, ‘puxa-se’ um traço de tal quadrado a tal quadrado. Até parece loucura, mas não é. Praticando essa contagem todos os dias, as crianças aprendem e exercitam a organização da página.

 

Normalmente, esta é a pauta do caderno francês, aquele corriqueiro, usado por todos alunos, desde o começo até o final dos estudos. Pode ser pequeno ou grande, brochura ou espiral. As folhas de fichários também são assim. Em geral a margem é mais larga do que a dos nossos cadernos, porque é ali que os professores marcam as correções e deixam comentários. A nota na França é sobre vinte, sempre marcada desta forma.  Trabalhos e provas recebem menções: excellent, três bien, bien, assez bien, insuffisant (E,TB, B,AB,I). Nos boletins, além das notas e menções, aparecem também comentários de todos os professores, matéria por matéria. Por exemplo: (em inglês) excelente trabalho, parabéns! Ou então: pode melhorar. Ou ainda: aluno distraído, muito conversador...