LICÕES  PARA  UMA VIDA INTEIRA.     
 
       Nos meus tempos de criança, minha família morava em um  sitio enorme! Meu pai era um pequeno comerciante, dono de um armazém de secos e molhados, como se dizia  na época  Os fregueses, vinham  de  longe, à cavalo, de canoa pelo rio ou à pé mesmo.  A diversão preferida, minha e das minhas irmãs, era o banho de  igarapé, a qualquer hora do dia, sempre que o calor de mais de 30 graus, ordenasse  uma refrescancia. Pois bem,  eu e minha irmã Leo, estávamos tomando banho, quando  dois fregueses chegaram num “casco”,uma canoa maior que as usuais por ali. Enquanto eles foram ao armazém de meu pai, nós tratamos de investigar o que havia no  casco e lá  vimos um ouriço de castanha do Pará sorrindo amigavelmente para nós... Se você só comeu essas castanhas vendidas em super mercados, não  sabe  o que é saborear uma castanha novinha em folha, tirada do ouriço,  na hora.É uma delicia! Não tivemos duvida, “surrupiamos “  o ouriço. Quando voltamos para casa, fomos  animadas,  abri-lo. Decepção total!  Não havia uma única castanha boa.  Estavam todas  estragadas. Minha irmã disse: foi castigo, pegamos uma coisa que não era nossa. Aprendi ali mesmo que o crime não compensa.Até hoje não esqueço desse acontecido.