Um cachorro do avesso

A pancada o esvaziou, sua cabeça encheu-se de dor e estrondo, para em seguida ficar oca, nunca saberia dizer o que o atropelou, mas sabia-se sem alfândegas, sem cancelas, sem limites

Um cachorro anarquista, que não aceitava a qualquer forma de autoridade, desmoronava-se assim o pilar mestre da espécie canina, um valor inerente se perdeu com o choque; do incidente restou um cachorro infiel.

O cão guarda abandonou sua vigília, o cão guia já não levava ninguém e o pastor saltava, aleatoriamente, com as ovelhas

Se invertêssemos o adágio resultaria no seguinte: o homem é o melhor amigo do cão, e começando do fim, buscou-se uma forma de guinar a situação, trazer de volta a ordem correta das coisas.

Cientificamente nunca foi confirmado, mas conta a literatura que para a amnésia provocada por uma pancada na cabeça, a única terapia seria uma outra pancada (consulte seu médico antes de aplicar esta recomendação).

Quase faltou coragem no exato momento de aplicar a vacina, digo, de descer a marreta, mas pelo melhor amigo... até uma pancada na cabeça e foi o que aconteceu.

Nos instantes seguintes: uma profunda letargia, seguida de um olhar aparvalhado e atitudes do velho e bom camarada que sempre fora... uma lambida nojenta na face do dono; pronto, estava de volta o companheiro.

Na manhã seguinte, assim que o jornal foi atirado no alpendre, saiu como um corisco o cão, para trazer informações ao amo, a boa e velha postura estava de volta, porém a entrega do diário informativo ao dono foi mais demorada que de costume; também buscou-se apurar a causa: o cachorro havia pegado o matutino, havia lido todas as principais manchetes e, agora informado e culto, aquele cachorro articulava planos para derrubar os desmandos cometidos pelos humanos.

Revelada a trama, o Totó foi enviado a um programa televisivo onde o seu show valeu um milhão; e o fiel antigo dono do animal, comprou outro cachorro, este sim, com as especificações naturais da espécie, ao qual nunca foi permitido atravessar ruas e correr riscos de levar uma oancada na cabeça... deixou de ser inédito

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 16/06/2012
Reeditado em 16/06/2012
Código do texto: T3727166
Classificação de conteúdo: seguro