“Que seja eterno...”

Na caminhada da nossa vida entram e saem pessoas todos os dias. É um constante renovar. Algumas ficam ao nosso lado durante um longo tempo. Outras marcam presença apenas enquanto as circunstâncias o exigem. Aquela pessoa que foi importantíssima no passado, de repente não está mais junto de nós. Não quero dizer com isso que ela tenha ficado esquecida, não é isso! Simplesmente a vida nos levou para um caminho oposto e nesse lugar encontramos outras que a substituem porque o momento em que estamos vivendo exigiu aquela pessoa. Somente os nossos pais são insubstituíveis e nos acompanham por toda a vida, pois mesmo após a morte estarão certamente perto de Deus, pedindo por nós.

Aliás, somos solitários. Nascemos sós e vamos morrer sós. Durante todo o nosso viver vamos sempre nos conscientizar de que somos sozinhos. É a nossa vida e ela tem um tempo que é apenas nosso. E pensar que existem pessoas que não conseguem estar bem consigo mesmas! Evitam a todo o custo estarem sozinhas. Parece que esse encontro as amedronta. É como se fugissem de fantasmas que habitam em seu interior. E não existe nada mais salutar do que procurar esses momentos. Eles são realmente carregados de riqueza. Neles podemos ouvir a nossa voz interior e a voz de Deus, falando em nosso coração.

Vamos seguindo pela estrada e, quando olhamos para trás, lá estão tantas pessoas queridas que nos trazem doces recordações... Podemos marcar um encontro e falar coisas do passado, mas jamais conseguiremos viver aquela fase. Estamos ocupando outro lugar, estamos em outra missão e, por isso, existe sempre o momento de passar a tocha e buscar outro desafio. Durante a vida, vamos adquirindo experiências, conhecimentos, que vão sendo acrescentados ao nosso modo de ser. Mas a amizade fica sempre preservada e é guardada intacta, no cantinho do coração.

Lembro-me de que, certa vez, quis que me filho mudasse de escola. Ele não queria e dizia: “Gosto muito de fulano. Se eu sair daqui, ele não vai ser mais meu amigo”. Falei com ele: ‘Para onde você for encontrará amigos. Eles não serão exatamente iguais a esse. Poderão também ser piores ou até melhores. Mas você não pode pautar a sua vida em função desse amigo. É a sua vida e você precisa estar onde for melhor para o seu desenvolvimento”. Naquela época, ele tinha nove anos. Na nova escola, conheceu dois colegas que os acompanharam até terminarem o segundo grau. Agora pouco se falam, pois trilham caminhos opostos, mas outros ocuparam o seu lugar. São melhores? Piores? Não sei! Sei apenas que são aqueles que estão ao seu lado, dando-lhe apoio nos seus momentos difíceis e sorrindo com ele nas horas felizes. Mas a amizade dele por aqueles dois amigos está selada para sempre.

Por tudo isso, digo que devemos aproveitar todos os momentos, curtir bastante as oportunidades de viver as amizades, porque são dádivas divinas. Além disso, desconhecemos quanto tempo haverá de durar essa convivência. Sabemos apenas que cada ser humano é único e cada amizade também. Mas... o tempo em que durou aquela convivência que tenha sido eterno, como dizia Vinícius. Isso é o mais importante!

Déa Miranda
Enviado por Déa Miranda em 15/06/2012
Código do texto: T3726479