Milhares de pessoas estão reunidas em atividades paralelas da Rio 92+20 no Aterro do Flamengo e outros pontos do Rio. Os índios de diversos povos fizeram a cerimônia de cura da mãe Terra e a pajelança na qual quem é o paciente é a própria natureza. Vou me incorporar a isso e mergulhar nessa onda de espiritualidade ecológica. Que pena que nossas Igrejas ainda sejam tão pouco sensíveis a esse caminho de intimidade com o Espírito que é a ecologia e os nossos cultos ainda expressem tão pouco essa presença amorosa de Deus fecundando de amor e ternura toda a criação.  
A  Rio 92 + 20 até aqui está mais se parecendo Rio 92 - e não + 20. De 1992 para cá os governos e organismos internacionais se tornaram menos capazes de se comprometer com as metas ambientais. Hoje, os governantes parecem ainda mais dependentes das grandes empresas e conglomerados financeiros do que há 20 anos. Há alguns anos, o megainvestidor George Soros afirmava: "Pouco importa para nós quem é o presidente do Brasil. O que nos interessa é quem será o presidente do Banco Central". Parece que hoje ele poderia dizer que mesmo o presidente do Banco Central brasileiro não importa também. O que importa mesmo é quem manda na Andrade Gutierrez, na Vale, na Petrobras e demais empresas poderosas.