CRÔNICA – CPI pra quê!!!
 

CRÔNICA – CPI pra quê!!! – 13.06.2012
 

          Confesso que não dou muito valor a essas CPIs que se instalam no Congresso Nacional, ora somente na Câmara, ora no Senado Federal ou mesmo Mista, de ambas as casas.
Primeiro, em face de elas só serem abertas depois do prejuízo já consumido contra o erário público, o dinheiro sagrado do povo, esse que paga cinco meses de impostos ao ano, restando-lhe apenas sete para manutenção de suas famílias, mais precisamente oito, em face do décimo terceiro salário. Situação amplamente diferente da dos parlamentares que militam no nosso país, esta republiqueta de meia tigela, abarrotada de ladrões de todas as espécies.

          Todos podem ver ao vivo, nas transmissões da TV, que as denúncias da imprensa sempre têm fundamento. Então os envolvidos, quer como indiciados ou testemunhas comparecem às audiências e mostram através de documentos que tomaram todas as providências para cortar a roubalheira. Ma se eles não sabiam de nada e nem de coisa alguma participavam por que acertam na mosca, vão direto àquelas empresas denunciadas e terminam comprovando tantos ilícitos e essas roubalheiras todas? Pergunta que não quer calar...

          Então juntam documentos em que querem comprovar as medidas tomadas para economizar, para sustar a roubalheira e os procedimentos incorretos, próprios de empresas sem moral e bons costumes, além de funcionários desonestos e cujo patrimônio cresce numa proporção inaceitável, isso nos diversos escalões e poderes desta pobre nação. Mas é bom que se diga que governadores não deixam de ser funcionários públicos e, como tal, devem explicações ao país, ao seu povo.

          Sobre documentos que apresentam aos presidentes das CPIs em nada me impressionam, até porque é muito fácil, notadamente quando se exerce cargos da máquina pública, ou seja, quando cheio de poder os políticos essas papeletas podem ser conseguidas com datas retroativas, e até mesmo extratos bancários, de contas telefônicas e outros podem ser adulterados, eis que o computador aceita qualquer comando, especialmente de quem comanda o sistema ou o esquema.... Isso é claro, lógico, evidente, pois máquina alguma tem o poder de raciocinar sem mando, sem um programa ou mesmo um aplicativo qualquer.

          Aqui mesmo no Recanto das Letras, só para exemplificar, qualquer escritor poderá fazer alterações em seus textos, eis que a página é sua e não haverá problema nem prejuízo algum. Eu mesmo, que escrevo sem rascunhos, de vez em quando retorno ao texto e faço as alterações que considero cabíveis, e tudo bem. Em se tratando de banco, por exemplo, um lançamento de dezembro de 2011 pode ser estornado sem que nenhuma indicação apareça a propósito dele, notadamente se o banqueiro tiver interesse na amizade do investigado. Aqui no Brasil é muito notória a participação deles com contribuições nas campanhas eleitorais.

          Outras perguntas que não podem calar: O que fazem as secretarias de governo que nunca pegam qualquer irregularidade no roubo do dinheiro público? Por que é necessário que o governador, o prefeito ou mesmo o presidente da república entrem no caso e peçam providências no sentido de apurar as denúncias divulgadas pela imprensa ou mesmo já constantes de investigações da polícia? Seria conivência, falta de atitude, despreparo para o exercício do cargo e lá permanecem como se o poder público fosse como aquele samba do crioulo doido!

          Quando vejo um médico-cirurgião deixar a profissão para enveredar pelo caminho da política e por este optar para o resto da vida, passo a entender que no domínio do poder ele pode fazer “verdadeiras cirurgias com o dinheiro que se arrecada aos borbotões do povo nacional”. Não creio em político algum que tenha elevado seu patrimônio somente com os rendimentos do mandato que exerce, pois isso é balela. E todos esses procedimentos saram como quem vai ali e volta logo; nas CPIs as cirurgias são aceitas e fica o dito pelo não dito, tudo volta como antes no quartel de Abrantes. A alegação mais séria que fazem é que o Tribunal de Contas aprovou os seus gastos, mas esse tribunal não tem poder de julgamento e muito menos fica contra o governo que lhe domina.

          Mas se eles não têm culpa por que levam advogados caríssimos consigo para acompanhar a oitiva nas CPIs? Isso não é interessante? E quem paga a esses meritíssimos doutores? Claro que é o partido do investigado ou mesmo os cofres públicos.


Fico por aqui.... PIZZA neles senhores do poder!

Sem revisão.
 
Ansilgus

13/06/2012 13:33 - Jacó Filho comentou assim, grato:
Mais uma vez a história está sendo moldada sob sua pena, e com nosso testemunho como vítimas desse desmando que nos causa imenso prejuízo em todos os sentidos, principalmente na argumentação pra educar os filhos, a gente diz uma coisa e os mandatários fazem outra... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
Para o texto: CRÔNICA CPI pra quê!!! (T3721833)

Novas interações:

14/06/2012 05:36 - Nasser Queiroga comentou assim, grato meu amigo:
Bom dia Antonio... Ler seus textos, muito bem escrito por sinal!Da uma gastura no estômago. Uma revolta,vontade de vomitar.Pois ,você trás de uma forma lúcida a verdade desta situação vergonhosa da nossa nação.Será amigo poeta que nunca vamos ver esta situação mudada?Será! GRANDE ABRACO, NASSER.
 
14/06/2012 12:32 - ChicoMesquita também compareceu, grato:
BOM DIA! BRILHANTE E MAGNÍFICA CRÔNICA! VAMOS ANULAR AS ELEIÇÕES VOTANDO 000 TECLA VERDE PRA DAR UM CHÁ SIMANCOL NOS LADÕES! PARABÉNS! ABRAÇOS FRATERNOS, CHICO!!!
Para o texto: CRÔNICA CPI pra quê!!! (T3721833)
 
13/06/2012 17:35 - Luamor assim falou:
Ansil... Sempre leio suas Crônicas tão bem explicativas, mesmo para quem não se interessa muito por esse meio político, mas para se relacionar com as pessoas, tem que saber o basco rs. (infelizmente, porque vejo que tudo na nossa política acaba numa bela pizza! rs) Portanto, visitar a tua escrivaninha que sempre traz assuntos atuais é essencial... Deixo-te meus aplausos e elogios! Lua (*
Para o texto: CRÔNICA CPI pra quê!!! (T3721833)
 
13/06/2012 17:26 - Deyse Felix também se apresentou:
Olá, caro Ansilgus. Bem dizia meu pai que, quem realmente quer defender o povo, nunca entra na política. E também pergunto: CPI para quê??!! *** Cumprimento você, António, pelo dia de hoje, 13 de junho, Dia de Santo António! Abraços com carinho.
Para o texto: CRÔNICA CPI pra quê!!! (T3721833)
 
13/06/2012 17:10 - cavaleiros do apocalipse comparecem com maestria:
Caro Ansilgus, boa tarde. Nunca havia assistido CPI's ao vivo. Nesses dias resolvi assistir alguma coisa delas e logo percebi se tratar de um teatro de horrores, onde defesa e acusação encontram-se envolvidos nos mesmos bolos. Lamentaria se a política tivesse ficado assim de uns anos para cá, mas vejo que desde os remotos tempos da Grécia e Roma ou até antes, desde que se foi necessário o Código Hamurabi o nepotismo existe, como bem o citas no caso de favorecimentos documentais das próprias instituições financeiras. Excelente crônica. Forte abraço. Braga.
Para o texto: CRÔNICA CPI pra quê!!! (T3721833)

13/06/2012 12:47 - SUSIBACKES comentou, grato:
Oportuna Crônica NOBRE MESTRE,eu repito suas palavras---CPI PRA QUÊ???Vai resolver alguma coisa??? SIIIIIIMMMMM---A MÍDIA SE DIVERTE E NÓS FICAMOS SEM SABER E SEM TER RESOLUSÕAS CONCRETAS,logo,vai virar em pizza mesmo e só esperemos que não joguem a pizza em cima de nós e nem ao menos ovos...EU,APONTO """AQUELE DEDO “" para aquela corja...Um abraço com carinho...
Para o texto: CRÔNICA – CPI pra quê!!! (T3721833)
 
13/06/2012 12:30 - Od Laremse M Peterson assim falou:
É, Antônio! Pizzas com molho de lama "cara meladas" ou "caras sujas" ou seria fichas sujas? Eu amo o meu país, daria minha vida por eles, mas com essa cúpula borrifada de chorume naquele lugar plano e alto e nos seus derivados, é tétrico! Terrível! Parabéns! Deus te abençoe!
Para o texto: CRÔNICA – CPI pra quê!!! (T3721833)


 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 13/06/2012
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T3721833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.