Sempre que dou conta de mim, acabo mergulhando num mundo de intenso movimento. A imaginação é algo extraordinário, repleta de possibilidades infinitas. Fico a imaginar como se movimentaram os olhos de meus pais pela primeira vez que viram um ao outro. Como suas mãos se tocaram pela primeira vez, como seus lábios selaram uma paixão incontida, expressa nos movimentos de amor, por amor, resultando numa corrida espetacular pela vida gerando vida. Uma movimentação incessante, em tamanho, em forma e funções definidas. A vida é movimento. Hoje posso compreender que andar e correr é ir muito mais além do que se ver, é encontrar-se no loco-mover. É saber que sou corpo e mente num só, uno, é ser sonho na realidade. É ser humano através do movimento, é estar no mundo através dele, é afirmar-se no universo em expansão fazendo parte dele. É ter o universo dentro de si.
          O movimento é humano através do humano movimento, intensional e movido intencionalmente. Criança, jovem, adulto ou senil, tudo é movimento se construindo, se afirmando, transformando e se transformando também. É corpo, é espírito, é ânima, é motricidade humana. A dádiva da vida é dada em movimento, num enlaçamento contínuo, aprendendo, ensinando, vivenciando passo após passo, num eterno fazer e refazer constante.

          O corpo é a casa sagrada da vida. Guarida de energia e força que faz o está no mundo. O movimento é a consagração de se estar vivo, pelo corpo que vai, que percorre, que salta, que deixa-se mover pelo mundo real e imaginativo, é motricidade presente, é coisa da gente. Se é o mundo que devo conquistar, então devo aprender a conhecê-lo pelo meu corpo, pela minha alma que um dia sonhou está no Olimpus junto com toda humanidade caminhando em pleno movimento pela liberdade de ser livre, de ser feliz, enquanto vida houver!
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 11/06/2012
Reeditado em 27/06/2021
Código do texto: T3718260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.