A CHUVA CAI .....

 

     .....e grossos pingos transparentes formam curiosos desenhos nas vidraças da minha janela . O ruído é compassado mas sem pressa e me dá a impressão de que a faxina lá no céu vai demorar mais um pouco .

     As cortinas abertas me permitem ver ao longe assustadoras e carregadas nuvens cinzentas e que, por capricho ou por pirraça encobrem a majestosa montanha verde que todas as manhãs , infalivelmente recebe o meu bom dia .

     Com a chuva as aves, os pássaros menores , os mais atrevidos e ousados certamente estão abrigados na copa de frondosas árvores . E nisso, elas estão mais que certas . Só mesmo um motivo muito forte para tirá-las dos abrigos .

     As goteiras que escorrem pelas telhas bem em frente a minha janela e que pela intensidade da chuva descem em desabalada carreira , me fazem lembrar alguns retalhos de caudalosas cachoeiras que desaguam espalhando pingos de vapor d'água  para todos os lados . Um espetáculo lindo, onde se vê  a força e a grandeza da natureza.

     Quando era criança imaginava que se soprasse bem    forte , as nuvens de chuva    se afastariam e   isso   me   permitiria continuar   brincando no quintal . Embora soprasse até ficar sem fôlego, quando a chuva tinha que cair, sempre me dando a impressão que era de propósito, suas gotas eram mais grossas e os pingos me deixavam muito mais encharcado .

     Não escondi um pequeno e discreto sorriso ao me lembrar que com sopros , por mais fortes que fossem , jamais poderia afugentar gotas e grossos pingos de chuva .

     Coisas de criança que já naquela época sonhava e procurava entender a magia da natureza e ficava fascinado com a água que ia deslizando pela terra até se esconder nas suas profundezas .

     Nem mesmo aquele gato preguiçoso da vizinha de frente se atreveu a sair de casa . Nem mesmo o padeiro veio acordar algumas pessoas com sua buzina inimitável mas intensamente chata, muito mais chata que qualquer despertador de preguiçoso .

     Só se via e ouvia a chuva cair . Às vezes me pergunto se existe alguma barreira invisível que faz com que chova mais num determinado lugar do que em outros . Não seria mais prático se as águas fossem distribuídas por igual ?
      Deus sabe muito melhor que eu o que é melhor para todos nós e para falar a verdade, não estou preparado para entender esses maravilhosos mistérios da vida . O que posso dizer e nunca escondi é que bem lá no fundo da minha alma, gosto da chuva, gosto de cheiro de grama e terra molhada .

      Gosto da forma como ela cai em pingos diretos que não se desviam e que jamais erram os alvos , nem se pedíssemos com gentileza.

     Gosto das poças que a chuva deixa no chão e então volto a me lembrar dos tempos de criança quando meu pai, quando estava de bom humor, fazia pequenos barquinhos de papel para que eu , como criança imaginativa e cheio de sonhos, comandasse aquele pequeno barquinho como se fosse um imponente capitão de um navio de verdade . Quanta imaginação !

     Já   houve   época em que briguei com a chuva . Achava um exagero aquela quantidade enorme de água e não gostava e nem entendia os alagamentos, entupimentos, transbordamentos e custei a compreender porque rios e lagoas transbordavam, alagando tudo que estivesse ao redor ou nas proximidades .

     Felizmente pude compreender que não devemos enfrentar e nem discutir com a natureza . Ela é do jeito que é e ponto final .

    A questão é que as dificuldades não estão nas chuvas que caem mas no que nós, seres humanos muito pouco inteligentes, fazemos com o solo e vizinhanças .

     Enfim, dando um longo suspiro me preparei para mais um dia de luta e fui em frente e queira ou não, goste ou não, entenda ou não..... a chuva, cai......


                             *********






(.....imagem google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 10/06/2012
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T3716311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.