Editores
 
            Em fins de março do ano passado, 2010, enviei original de um trabalho para ser avaliado por grande editora.
            É um bom trabalho, creio.  Trata-se de um romance onde a tônica é o dualismo, sob muitos aspectos.  Bem, mal; verdade, mentira; saúde, doença e a série vai prosseguindo até o final inesperado.  Rápido de ser lido, “Casarão” até hoje não foi liberado.  Um ano e três meses de angustiante espera.  Por que não me dizem logo que o original foi recusado?
            Tenho dois livros publicados, e não paguei nada por isto.  Apenas entrei no projeto de novos valores da editora, fui aprovado e os livros foram impressos.  “A Regra do Jogo” e “Contos e Crônicas no Portal Literal”.  Da entrega dos originais até a resposta da editora e prontos os livros, em sessenta dias o processo foi concluído.
            Tivesse eu nome em mercado diferente, fosse ator de televisão, empresário safado ou coisa que o valha, estava nas livrarias há muito.  Mas sou apenas mais um blogueiro e autor razoavelmente bem sucedido em sites literários da internet.  Talvez, nem sei muito bem, estes fatos até mesmo deponham contra mim.  Não tenho certeza.  Mas Saramago manteve um blog longo tempo, até bem próximo da sua morte.  Tinha um carinho especial para com seus textos curtos.
            Fosse rico, montava uma editora.  Iria trabalhar em moldes diferentes, continuando a editar autores consagrados, mas priorizando os novos.  Uma grande empresa europeia estava pronta para fazer exatamente isto aqui no país.  Mas brasileiro lê pouco, ou seja, na verdade, brasileiro não lê nada.  O projeto foi abandonado. 
            É o curso de um rápido processo que estamos passando.  O ensino está abaixo da crítica, nossos alunos são os piores do mundo em Matemática, analfabeto tem o diploma do primário e as universidades estão desmoralizadas.  Foi o fruto do governo petista, onde é aplicada a regra que mantém o povo ignorante, para continuar no poder sem oposição.
            Senhores da Record, mandem logo a carta registrada dizendo “embora o original enviado contenha valor literário, informamos que o mesmo foi recusado por motivo de...” Ou aceitem e publiquem, vou gostar muito, claro!

imagem:  fotografia sem trabalho, que pretendo colocar na capa do livro.
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 09/06/2012
Reeditado em 09/06/2012
Código do texto: T3714190
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.