JUIZ CAPIVARA

A Associação dos Veteranos do Esporte foi criada em Calambau, na década de 80, com o objetivo de unir os atletas veteranos que souberam defender as cores dos seus clubes em tempos passados, principalmente, a União Sportiva Educacional (U.S.E).

Esta agremiação jogava, ou melhor, se exibia, principalmente, na zona rural.

Foram vários jogos invictos e participação em vários torneios. O primeiro torneio rural (municipal) foi promovido pela U.S.E., em 1.984, com a participação do Bananeiras, Boa Esperança, Bom Fim, Itapeva, Salto, Cachoeira Grande, Itapeva, Guirras, Vargem do Engenho, Ginásio e AVE. Estes dois últimos, da cidade. O melhor time era o do Ginásio, mas eles não conseguiram a classificação para a final, pois foram vencidos pelo AVE por 1x 0. O gol do AVE foi feito pelo Inácio Gotoso. Este jogo foi disputado no campo da Praia e o resultado foi muito contestado pela turma do Ginásio, que alegava que o AVE foi beneficiado pelo Juiz que era cunhado de um jogador deste time. O jogador era o Zé Fernandinho.

O time do AVE possuía verdadeiros craques, tais como: Geraldo Diogo, Zé Fernandinho, Edson Pimentel, Murilo Carneiro ( o goleador do time, modéstia à parte), Armando Monteiro , Pelé e vários outros. Classificamos para a final e iríamos jogar com a equipe do Bananeiras. Para esta sensacional finalíssima foi convidado um dos melhores juízes da região: O Sr. Raimundo Rosado. O Raimundo era bom Juiz, mas tinha uma cócega que quase o matava, era só apontar-lhe o dedo para ele sair correndo. Nessa partida, o AVE por ter feito a melhor campanha, jogava pelo empate. Campo lotado. Quase todo o mundo torcendo contra nós, pois éramos muito chatos: provocávamos a torcida, os adversários e discutíamos muito com os juízes. A equipe do Bananeiras possuía um bom elenco: Dezinho, Gentil, Geraldo Damásio, Carrão e vários outros. Além disso, contava com os famosos atletas de Porto-Firme: Paulão e Élio Marota. Logo no início do jogo, tivemos uma falta a nosso favor. O Armando Monteiro cobrou, a bola bateu na trave e encontrou o centro avante que tinha o faro de gol, o Murilo, que mandou a gorduchinha para o fundo do filó... Com 1x0 a nosso favor, o nosso time só tocava a bola, principalmente com o Geraldo Diogo , Zé Fernandinho e Armando. Na metade do segundo tempo, o Bananeiras empatou o jogo. O resultado ainda servia para nós. Mas não é que, faltando 10 minutos para acabar o jogo, o juiz deu uma violenta câimbra e os jogadores, na ânsia de socorrê-lo, tentaram esticar e massagear a sua perna. Mas o cosquento do Juiz saiu pulando com uma perna só e pulou dentro do rio Piranga, que margeava o campo. Agarrou-se numa moita de capituba e só saiu quando estava anoitecendo. Resultado: O Bananeiras não aceitou a validade da partida e, como um dos organizadores do torneio era do nosso time, resolvemos fazer outro jogo, no qual perdemos por 3x1 e o Bananeiras sagrou-se campeão.

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 08/06/2012
Código do texto: T3712617
Classificação de conteúdo: seguro