Muitas vezes existem mentiras que precisam ser ditas ou sustentadas. Isto porque os relacionamentos humanos são pautados em verdades e mentiras, omissões e pecados por excessos. Falando assim posso até parecer o dono da verdade, mas não se trata disso nem muito menos de uma demagogia barata. O ser humano é realmente um ser complexo. Por ser complexo, complexas são suas relações uns com os outros. A base dos relacionamentos é o interesse individual à princípio. Pensar diferente é pensar igual, e igual é o que menos somos. As pessoas são movidas por interesses implícitos subjetivamente para a conquista ou manutenção de uma situação. Isto é fato, não há argumentos que possa desfazer tais afirmações.

          Ninguém é imaturo ou inocente à ponto de não saber os reais motivos porque age desta ou daquela forma. Nesse ponto é que se insere o meu pensamento inicial sobre verdades e mentiras. Qualquer ação que façamos irá desencadear uma reação. Muitas vezes estas reações fogem ao nosso controle, então, uma mentira pode ser sustentada como verdade. O inverso também pode ocorrer. Uma verdade pode ser dita como mentira, tudo dependerá do jogo de interesse, das perdas e conquistas feitas, do equilíbrio potencial dos relacionamentos ou simplesmente pelo medo.

          Muitos são os motivos que levam as pessoas a tomarem estas atitudes. Tudo isso, não é normal, mas compreensível, uma vez que uma mentira pode se tornar em algo bom, ou uma verdade ser o motivo para coisas desagradáveis. Como falei, isso tudo é muito complexo, jamais poderei afirmar que esta verdade comentada possa ser uma mentira de fato.
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 08/06/2012
Reeditado em 24/11/2014
Código do texto: T3712140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.