REUNIÃO
De acordo com o HOUAISS, reunião é "ato ou efeito de reunir; nova união; junção; ligamento; aglomeração: reunião de coisas esparsas./ Agrupamento de pessoas no mesmo local; congregação, conglomeração: reunião política. / Aglomerado, conglomerado, conjunto. [...]".
Interessante...
Acho que vou adotar, neste texto, apenas o trecho que diz "Agrupamento de pessoas no mesmo local". Isso certamente é garantido quando alguém resolve convocar uma reunião, seja pelo motivo que for e com o objetivo que se queira. Pelo menos as pessoas convocadas vão se agrupar no mesmo local. Já é um começo, creio.
Se você precisa adiar tomadas de decisões, simples que sejam, basta convocar uma reunião.
Aquelas pessoas agrupadas no mesmo local normalmente chegam a este local com alto teor de indisposição para o consenso. Tenho a impressão de que muitas pessoas, quando convocadas para uma reunião, mudam alguns conceitos, principalmente o significado de "deliberação". Este é automaticamente transformado em "briga". "Acordo" transforma-se em "discórdia" Já percebeu que algumas pessoas brigam por discordar enquanto defendem o mesmo ponto de vista? Algo como:
"Creio que deveríamos alterar as coisas!"
"Como assim, você está louco? As coisas não podem continuar como estão!"
Reunião é o seguinte: horas e horas perdidas com informes que você poderia ter lido por e-mail. Mais horas e horas de desgaste com discussões desnecessárias. E, no final, poucos minutos dedicados ao assunto que realmente importa, mas não será discutido, pois todos já estarão com fome, calor e cansaço demais. Fica pra próxima.
Os sábios, por serem sábios, ficam calados. Poderiam solucionar muitos problemas fazendo uso da sua sabedoria, mas o prudente é calar.
Ah, reuniões! Benditas reuniões!
Eu teria mais a falar, mas vou deixar para a próxima. Vamos terminar por aqui, estamos cansados. Depois elaboramos nova pauta, marcamos data, hora e local, onde várias pessoas serão agrupadas, e continuaremos a tratar deste assunto, já que estamos falando de reunião...