MISTÉRIOS DO VALE

MISTÉRIOS DO VALE

É o título do livro que ganhei de Sônia Gabriel, em que a autora conta histórias originárias das diversas cidades que compõem o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte Paulista. Buscadas nas próprias fontes.

Numa troca de gentilezas, mandei-lhe dois dos meus.

Nem preciso dizer o tanto de satisfação que me fez o presente da Sônia, pois sou vidrado admirador de histórias do tipo que ela conta. Coisas da terra. De raiz.

Num rápido passar d’olhos na capa, suas asas, sumário, dois aspectos já me chamaram a atenção, o que me motivou ir direto aos mesmos. Primeiro, Cunha. Tenho acentuada simpatia por essa cidade. Um grande amigo, Dr. Ricardo Hespanhol, filho de Santo André como eu, possui casa, sítio e fazenda ali. Sendo ele, além da velha amizade, sogro de meu filho Luís Felipe, volta e meia sou convidado a passar alguns dias em Cunha. O Ricardo, tenho a liberdade de assim chamá-lo, Juiz do Trabalho aposentado, se afeiçoou pela cidade, tem o título de cidadão cunhense, e um rol muito grande de amizades.

Certa manhã de domingo, esteve em sua casa um antigo morador de Cunha, provavelmente nascido ali, cujo nome não guardei. Do terraço da casa, numa vista magnífica da cidade, separada por um belo vale, víamos sua casa, bem ao pé do monte à nossa frente. O homem era um grande contador de “causos”. E, não é que, dentre os muitos, em meio aos aperitivos, contou o do caboclo que, chegando na cidade a cavalo, vindo de Paraty, num frio de doer, muita geada, cansado, apeou do animal, amarrando-o numa “estaquinha”. Era muito cedo. À tarde, já com o sol tendo esquentado, procura que procura o cavalo.

Até que ao olhar para a Igreja Matriz, viu o animal pendurado na torre da mesma. O gelo havia derretido, e a estaquinha era a ponta da cruz!

Essa história faz parte do livro da Sônia, contada pelo Zé Varda.

Segundo, a Lenda do Trabiju.

Chamou-me a atenção, pois faço parte de um grupo de amigos ligados ao Clube Panelinha, aqui de Santo André. Dentre eles, há o Bimbo, apelido do Dr. Rubens Awada, médico, muito conhecido na cidade. A cada três ou quatro meses por ano, esse grupo se reúne na fazenda do Bimbo, a Pedra Branca, situada num pequeno município de São Paulo, bem no centro do Estado. Seu nome, Trabiju.

Até ler no livro da Sônia, a Lenda do Trabiju, a cidade do mesmo nome era assim chamada, dizia-se, porque um grupo de franceses havia visitado uma indústria no local, e maravilhado com a beleza da paisagem, em coro exclamou: “très bijou”!

De acordo com a Lenda do Trabiju, em Pindamonhangaba corre a antiga história de uma grande seca, e os índios da região, os Puris, juntos com o grande chefe e do pagé, se reuniram para pedir a Tupã que lhes desse água, pois a sede era muito grande, estavam morrendo! Encostados com os ouvidos na terra, tanto pediram, tanto rezaram, que foram atendidos. Ouviu-se um estrondo, e brotou uma fonte d’água cristalina. Nascia a fonte do Trabiju! O pajé exclamou: “Tupã, aquele que beber dessa água, eu lhe peço, jamais sairá de Pindamonhangaba”! Até hoje, na Praça Monsenhor Marcondes, em Pinda, jorra a água do Trabiju.

Segundo Benedito Waldomiro de Abreu, Trabiju significa “a água que brota do monte” ou “o monte que verte água”.

Tudo narrado no magnífico e interessante livro de Sônia Gabriel!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 07/06/2012
Código do texto: T3710319
Classificação de conteúdo: seguro