Enigma

O povo brasileiro é enigmático. Não é possível entende-lo na sua essência. Quando nós tínhamos governos sérios, honestos que combatiam os malfeitores e controlava os baderneiros de carteirinha, o povo reclamava que não tinha liberdade, não tinha sindicatos, tinha censura entre outras reivindicações. Mas não reclamava da saúde, não reclamavam da segurança e tampouco das escolas. Estava tudo sob controle e a máquina, administrativa, devidamente lubrificada, funcionava sem ruídos. Corrupção e terrorismo eram combatidos com rigor. O governo tinha controle e credibilidade. Éramos felizes.

Hoje o povo não reclama mais da falta de liberdade.

Vemos a TV globo com seus programas, totalmente sem censura, que banalizam a moral e os bons costumes, tentando alterar nossa cultura de povo honesto voltado para a família, exibindo novelas com maus exemplos e programas escabrosos. Sempre com tramas de malfeitores, incentivando alguns a imitarem suas personagens. As outras redes por não terem personalidade, copiam as besteiras da Globo. Não precisamos mais reclamar da censura.

Hoje nós reclamamos da saúde que no governo militar era bem cuidada e ninguém reclamava. Não havia greve de médicos nem falta de atendimento emergencial, pessoas internadas espalhadas em macas ou até no chão de corredores infectos de hospitais mal cuidados e mal servidos, onde os pacientes morrem sem socorro, como se estivéssemos em um guerra e não houvesse condição de salvar a todos. Por isso procuravam curar os mais importantes e os menos graves os demais, simplesmente, condenados a morrerem.

A segurança, como dela reclamamos! Mas da liberdade não reclamamos mais. Somos assaltados, mortos por bandidos em plena luz do dia ou por balas perdidas. Tiroteios nas ruas são comuns. Regredimos 500 anos em segurança.

Reclamamos das escolas. Má qualidade do ensino, professores que gastam cerca de 30 anos de suas vidas se preparando para ensinar em uma Universidade ganhando salários de garis, enquanto servidores de Assembleias e Câmaras de deputados, Senado e políticos que nem mesmo são alfabetizados ganhando um salário que daria para pagar vários professores. Esses servidores e políticos, às vezes nem na repartição aparecem, mas recebem os salários milionários, sem fazer nada. Outros roubam descaradamente e chegam na CPI invocando o direito de ficar calados.

Brasil de merda. Assim falam de nosso país no exterior, principalmente nos países latinos. Chamam-nos de “brazucas” na Europa, para onde os brasileiros menos preparados do mundo migram e representam o nosso país.

Acho melhor voltar o filme e convocarmos Pedro Álvares Cabral, para recomeçar tudo. Só que desta vez, da maneira correta. Que adianta informar ao povo que seus semelhantes estão morrendo nos corredores de hospitais, lojas, casas e carros roubados e pessoas sendo mortas por falta de segurança, escolas sem qualidade, greves e manifestações de toda sorte, subvertendo a ordem pública e ameaçando as nossas instituições e a segurança do cidadão trabalhador?

Deu para entender? Ou deseja retroceder?

Neodo Ambrosio de Castro

Neodo Ambrosio
Enviado por Neodo Ambrosio em 06/06/2012
Reeditado em 15/09/2023
Código do texto: T3708625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.