Pérola

Meus pais irão completar 30 anos de casamento, bodas de pérola, irão celebrar com uma festa na cidade onde se conheceram. Chamaram toda a família e amigos íntimos. Só não entendo o que se tem pra comemorar. Brincando com meus amigos digo que o motivo da comemoração sou eu, pois sou o melhor filho. Agora falando sério o que se tem para festejar, o fiasco das brigas que não conseguiram terminar com o relacionamento mas deixaram sequelas, os amantes que não tiveram oportunidade de conhecer ou conheceram e eu que não fiquei sabendo, o tempo que perderam ao lado dos amigos ficando com pessoas que lhe provocavam naúseas, ou os filhos que não corresponderam as expectativas e ainda trouxeram netinhos para serem criados pelos avós? Alguns entusiastas dirão que é exatamente isso que se tem para comemorar, fazer o casamento dar certo dirão eles.

Não concordo. A vida é curta para nos martirizarmos em nome de um costume, para sentirmos vergonha da separação, para termos medo da rejeição, para colocarmos a culpa nos filhos. Se não der certo não deu. Muitas vezes penso em nunca me casar, viver livre, sem cobranças. A vida já nos cobra tanto. Todavia sei que o casamento, assim como a morte, um dia chegará, é o esperado para um jovem se casar e ter filhos - "Encontrar sua cara-metade", " a metade da laranja", "toda panela tem uma tampa". Balela, as pessoas não se casam por paixão e sim por medo de uma velhice solitária, se casam por comodismo, conhecem-se, curtem um tempo juntos, com paixão mesmo, e depois sustentam uma situação para terem o que querem: casa e filhos.

Se depois de ler este texto você continuar querendo casar só posso te dizer: parabéns, afinal, é ele uma das forças que gira o mundo. Bom, vou ficando por aqui torcendo para que o casamento de vocês prospere e que minha esposa nunca veja este texto...

diniz xavier
Enviado por diniz xavier em 03/06/2012
Reeditado em 03/06/2012
Código do texto: T3704196