GRADES DA LIBERDADE

Grades da liberdade

24/08/2011

Libertas quae será tamen. Será por nossa bandeira que tanto perseguimos a liberdade.

Mas o que é a liberdade? Para mim liberdade é a superposição do sentir “dono do próprio nariz” sobre a certeza de que não o somos.

E qual é o preço da liberdade perseguida?( sem nenhum duplo sentido).

Como tudo que é bom e de qualidade, o preço é alto. Para uns o dinheiro escraviza e por isso o preço da liberdade é o não viver pelo dinheiro, o que acaba inviabilizando a realização de sonhos.

Para alguns o relacionamento “apaixonado” ou, melhor dizendo, pelo amor, escraviza, já que amor é comportamento e comportamento é aquilo que achamos que os outros desejam de nós, e por isso o preço pago é de relacionamentos fúteis, descompromissados e contraditórios, o que impede a coragem do viver o grande amor.

Opostamente, para outros, o que escraviza são os relacionamentos descompromissados, pois a liberdade é como aquele anjo que só tem uma asa e que precisa de outro anjo com a outra asa para alçar vôo. O que pode destruir a oportunidade de viver as amizades.

Para outros a vida escraviza e por isso, trabalho, trabalho, trabalho, sobre a pretensão da necessidade do dinheiro para aproveitar a vida que é a liberdade que almeja.

Outro ainda tem como escravidão as coisas reais, realizando no imaginário seus sonhos de liberdade.

Por tudo que observo não sei quão “tamen” será a liberdade. Temo que ela sempre esteja na próxima existência.

Mas, pensado em tudo que vivo, entendo que a liberdade seja algo já vivido. Algo do passado, e não do presente ou do futuro. Algo de vida intra uterina ou como uma gaiola cuja trama de suas grades são formadas pelas curiosidades e contradições.

Geraldo Cerqueira