TEMOS OPÇÃO?


Tenho uma amiga fumante inveterada desde muito jovem. Recentemente teve diagnóstico de câncer bucal, conseqüência do cigarro.  Em conversa, ela me dizia que sua médica tinha alertado para o perigo do fumo. Minha amiga respondeu que a gente pode morrer a qualquer momento, atropelada por um carro na saída de   casa ou até por uma bala perdida. Certo, mas esta não é uma morte escolhida por você, eu disse. Mas  uma doença por consequência  do fumo, é você que escolhe.
As vezes nos perguntamos: porque adoeci com esta ou aquela doença? Tenho uma teoria de fundo de quintal. Durante anos,  agredimos nosso organismo com uma série de  alimentos carregados  de venenos, principalmnte  depois  da eclosão dos produtos industrializados. Enquanto nosso corpo é jovem, ele reage, luta e vai vencendo os venenos. Mas, chega um momento, depois que entramos  nos sessenta, que ele   não dá mais conta de reagir e assim, adoecemos.É certo que estamos aprendendo a nos cuidar melhor, mas o que observo quando vou ao médico, é que a maioria dos que esperam  por uma consulta é  de pessoas idosas e curiosa que sou, percebo também que  as doenças são aquelas que poderiam ser evitadas se desde cedo aprendêssemos a respeitar nosso  corpo.  Envelhecer com saúde é um desafio para todos, depende de uma reeducação de hábitos não só alimentares, mas até de relacionamentos.  Me entristece saber que para ter saúde, temos que comprar todos os meses, a cesta básica de remédios. Dia destes eu estava na farmácia  e uma senhora idosa pesquisava preços. Os dois remédios que ela precisava custavam R$  160,00 já com os descontos.  Hoje em dia tento praticar  uma alimentação saudável.Aqui  em casa , minha geladeira é magra. Não pensem que é fácil. Faço alguns exercícios e alongamentos, nos quais tenho fé. Não tenho medo de morrer, mas assusta-me ficar incapacitada fisicamente.  Minha irmã mais velha ficou cega em conseqüência do glaucoma.Ela não teve acesso a alguns recursos que eu tenho para controle dessa doencinha traiçoeira e  hereditária. Penso também que esta geração, diante de todas as informações disponíveis,  tem todas as chances de ter uma vida saudável, desde que  tome consciência de que é desde jovem que plantamos a saúde da nossa velhice.