SABER ENVELHECER .....

 

       .....pelo menos a meu conceito, não significa se transformar num velho ou numa velha arcaica, absolutamente inútil , desmotivados e sem nenhuma pretensão ou sonhos depois que se atinge uma determinada idade.

     Saber envelhecer é aceitar com serenidade a marcha e as marcas do tempo mas, jamais deixando-se envolver pelas lendas, conceitos e absurdas tolices de que depois de certa idade velho não pode mais fazer isso ou aquilo .

     Ainda pelo que acredito , mesmo porquê é justamente no que acredito piamente, saber envelhecer não é ter medo de ganhar idade, nem de exibir cabelos brancos, rugas que são marcas das batalhas da vida , algumas dores nos ossos e até certa dificuldade para caminhar.

     Saber envelhecer é ter coragem de comemorar os aniversários não escondendo de forma alguma a quantidade exata de velinhas que terão que ser sopradas num belo bolo de chocolate .

    Saber envelhecer é desprezar essa enorme bobagem que muitas pessoas utilizam de jamais revelarem a idade verdadeira com medo de não sei bem o quê, como estivessem enganando a si mesmas ao adotarem uma idade fictícia que , percebe-se claramente que está longe, bem longe da realidade.

     E qual é o problema de se chegar aos cinquenta, sessenta, setenta, oitenta ou até mesmo aos noventa anos ou mais ? Eu não vejo nenhum mas, alguns pessimistas de plantão a esta altura poderão estar me acusando de demagógica miopia . Tudo bem, uso óculos mas enxergo bem .

    A vida está aí, linda e maravilhosa para ser vivida intensamente, seja aos oito ou aos oitenta anos e portanto, volto a dizer que pelo menos a meu conceito, saber envelhecer é antes de tudo viver cada minuto não só intensamente mas da maneira mais sábia que a Faculdade da Vida, gratuitamente ensina a todos nós, mortais de carteirinha .

    Saber envelhecer é poder admirar e bater palmas para quem é bonita de corpo e que passa em frente aos nossos olhos como a suavidade de uma brisa . Desde que era criança sempre ouvia os mais velhos comentarem que o que é bonito é pra se ver então, vamos apreciar as pessoas bonitas, as paisagens bonitas, as melodias bonitas, os momentos bonitos enfim, ver o lado melhor da vida sabendo que também tem um outro lado. Só que para o outro lado, nem sempre é bom olhar com todos os olhos e nem exagerar na importância .

      Saber envelhecer é não se preocupar  se somos amados ou não . O mais importante, o essencial, o indispensável é amar sem restrições, sem cobranças, sem ciúmes desmiolados e amar pelo simples prazer de amar.

      Amar até mesmo os adversários, os inimigos e os que nos detestam . Faz muito bem ao coração , a artrite , esconde um pouco as rugas e proporciona uma paz de espirito enorme.

     Saber envelhecer é saber rir das próprias deficiências, das transformações do corpo e de um ou outro esquecimento . Ou seja, rir, rir muito, rir de tudo .

     Saber envelhecer é ter certeza de que somos fortes ao nosso modo, do nosso jeito e para nossas necessidades .

     Saber envelhecer e olha que isso é ótimo, é poder contar para os mais jovens o quanto é gostoso viver o suficiente para que um dia a gente dê uma olhada rápida para trás e tenha certeza do quanto fizemos, do quanto vivemos e do quanto é ótimo desfrutar de tudo que a vida oferece .

     Pelo menos, a meu conceito, pelo menos.....é no que acredito.....simples assim.....

 

 

                           *********

 

             .....e olha que ando tão ocupado que estou um pouco sem tempo para envelhecer.....

idosos%20dancantes.jpg


(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 30/05/2012
Reeditado em 09/06/2013
Código do texto: T3696777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.