TEM JEITO?

e souza

Coisa estranha, por que é que eu sempre começo com uma pergunta? Nesse caso já são duas, mas querem saber? Pronto, agora são três. Às vezes dá gagueira nos dedos, no cérebro, etc. Tem coisas na vida da gente que não tem solução mesmo. Por exemplo: A privataria tucana, os buracos nas ruas, o descaso da administração pública, o trânsito, a falta de segurança, o sistema de saúde que está pela hora da morte, a falta de investimento em educação, em transporte, mas para brincar de copa do mundo, têm né? Uma coisa que incomoda mesmo começa quando o nervo vago, que vai do cérebro ao abdome se irrita. O diafragma se contrai involuntariamente, o que leva ao fechamento súbito das cordas vocais e aí vem junto aquele som revelador. Existem várias receitas para se acabar com o tal do soluço, mas o danado não arreda o pé da vida da gente, nem com vela acesa de cabeça para baixo. Tapa-se ao mesmo tempo, a boca e o nariz do soluçante, o que pode acontecer é que o sujeito pode perder o ruborizado, ir ficando roxo e bater as botas e continuar soluçando no túmulo. O susto (dizem) é um santo remédio, não sei pra quê?! Há tempos atrás (1970) eu tentei com minha tia que não parava de soluçar, coloquei uma pedrinha de gelo dentro de seu vestido, ela desmaiou após soltar um grito de puro desespero e mesmo naquele estado continuou soluçando no chão. Tomar banho quente, bem quente, juro que tentei, mas diminui tanto a água que queimei a resistência, daí troquei o chuveiro, aquele estava velho mesmo, mas o soluço continuou firme e forte. Chupar limão, a acidez acabou com o estômago de uma amiga e uma semana depois o danado ainda estava lá. Deixe de lado condimentos e o álcool e procure um médico. Mas se tudo que te ensinarem nada resolver tente acabar com a guerra no Oriente Médio, quem sabe isso tenha solução.

edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 30/05/2012
Reeditado em 14/01/2015
Código do texto: T3696573
Classificação de conteúdo: seguro