INCORREÇÃO. O HOMEM DIFÍCIL DE AGRADAR.

“O homem superior é fácil de servir, mas difícil de agradar. Se tratais de agradá-lo de qualquer modo que não esteja de acordo com o que é justo, não lhe agradareis. O homem inferior é difícil de servir, mas fácil de agradar”. Confúcio.

Silogismo em lógica, é o estabelecimento de uma proposição final que fecha duas anteriores que se afinam na equação do pensamento.

Analogicamente, Confúcio nos traz essa verdade como encimado em sua reflexão.

Só se agrada o homem superior com o que é correto, justo.

É A PREMISSA CONCLUSIVA.

Ao homem de baixa estatura de personalidade é fácil agradar, a correção não lhe serve, mas os meios para chegar aos fins que tem em mira, sejam quais forem, a ética, a moral e a correção lhe incomodam. Gosta da bajulação, dos prêmios sem fundamento, do reconhecimento da inteligência que falta.

Mostram fatos esdrúxulos, conquistas inexistentes na toada do curso dos fenômenos sociais, que ocorreriam de qualquer forma em razão de potencialidades e antecedentes, cultuam o aplauso fácil de consciências compradas, por lhe estenderem o tapete do culto à personalidade de quem não a tem como desejável. É a ufania primária, própria dos néscios.

Repudia o estudo e sacrifica a educação, quer por migalhas distribuídas o beneplácito da unção hegemônica, e consegue porque a necessidade é frágil, estende a mão da carência nunca suprida.

O princípio que Maquiavel, subserviente ao Estado, exercia e ensinava para agradar ao Principe, é a grande escola adotada por homens inferiores, “não importam os meios, quando o fim é a meta”.

A política secundada pela história, faz desfilar esses personagens nefastos e de sabor amargo, féleos, para os que conhecem o mínimo. Mas na história da humanidade pode-se pinçar homens superiores, Gandhi, Luther King, Gorbachev, e outros de mesma envergadura; poucos.

A América Latina (latrina) tem nos dado muitos e péssimos exemplos de homens inferiores, basta ler a mídia, mesmo que a confiabilidade do que publicam seja relativa, MAS DO ÓBVIO NINGUÉM PODE DISCORDAR, E MENOS AINDA SE ESCONDEREM ESSES ARTISTAS POLÍTICOS NO PALCO DA MENTIRA...DO QUE É SOLAR, CLARO COMO O SOL, NINGUÉM SE ESCONDE.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 30/05/2012
Reeditado em 30/05/2012
Código do texto: T3696100
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.