ACELERADO
Alguém aí já foi barrado pela porta giratória de um banco? Engraçado como são as coisas. Sempre me perguntei por que é que as pessoas brigam quando barradas pelo detector de metal, e me perguntava: "Poxa! Se a pessoa sabe que não pode, o que custa depositar objetos de metal ali do lado e retirá-los em seguida?". Pois aconteceu comigo. Precisei ir ao banco, resolver uma problema - que imaginei existir, o gerente ( que havia me telefonado no segundo dia seguido pra cobrir outro "vale ouro" que eu havia soltado - Que petulância!) provou estar tudo certo, embora eu ainda ache um absurdo o excesso de taxas e lançamentos na conta. Enfim... - Ao passar pela porta, me esqueço de tirar os objetos metálicos do bolso, a porta trava. Tiro o celular e tento. A porta trava. Tiro os óculos solar. A porta trava. Vasculho os bolsos, retiro tudo, chave, moeda, tudo. A porta trava. Começo a olhar feio pro guarda. Ameaço a tirar o cinto. O guarda me faz um sinal. Nova tentativa e consigo passar. Lá dentro, recolhendo os objetos começo a recobrar a razão. Estava eu dando vexame. Pra piorar, uma senhora me diz, com um sorriso cínico: "Isso acontece comigo, às vezes".
Agora que tudo já passou gostaria de analisar esse meu comportamento. Não seria assim que o golpista se aproveita de sua vítima? Li em algum lugar que uma pessoa é capaz de manter apenas uma coisa como foco principal em sua mente. Outras em plano secundário. Aliás é assim que faz os ilusionistas em seus shows de mágicas. Atraem a atenção para um fato ou gesto e executam a "mágica" de forma que passe despercebida. Acredito ser assim que tanta gente AINDA cai no conto do bilhete premiado. Ou que assim aja um estelionatário. Pegando a pessoa desarmada, despreocupada.
O que fazer então? Ficar atento sempre? Alerta? Tenso o tempo todo? Preocupado em não ser enganado? Talvez sim, seja a solução. Mas será que não seja esse o motivo para que os infartos estejam ocorrendo cada vez mais cedo, em pessoas cada vez mais jovens? Será que é certo essa inversão de valores?
Walter Peixoto
07/05/2012
Só pra DESacelerar um pouco