O QUE É CULTURA?

"CULTURA É A SOMA DE CONHECIMENTOS DA HUMANIDADE."

Essa é a lapidar definição de Maria Olimpia Alves de Melo sobre o que seja cultura. E fica singelo e de total angularidade. Abrange todas as manifestações humanas em todas as épocas e eras, desde as pinturas rupestres da França, primevas e fantásticas, Dordonha, Vézère, Pireneus, nas cavernas hoje isoladas e colocadas em réplica, até nossos dias.

É ATEMPORAL!! E vale dizer, a definição suplanta (sem elogios, pura constatação, e não quero estar errado) o definido pelo premio nobel citado por Maria Olimpia em crônica sua.

Por quê? É concisa sem prejudicar a extensão do conteúdo informado; é atemporal, seu maior crédito; memoriza-se com facilidade; apanha todas as artes, até o “ hip hop” referido em um dos comentários.

Em suma, por ser uma suma de grande envergadura, engolfando o tempo e as artes todas, somadas à comunicação em gênero, nada deixando ao relento, ao desabrigo como manifestação humana, é definição preciosa.

Já ser culto é diverso, e aproveite-se a definição de Maria Olimpia, é conhecer em maior porção, " CONHECIMENTOS DA HUMANIDADE” em aumentada proporção. O que não significa dizer que são excluídos desses conhecimentos aqueles que não tenham purismo elitista, todos os conhecimentos, sem exceção.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/05/2012
Reeditado em 28/05/2012
Código do texto: T3692968
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.