Tatuí
Lá em Tatuí a galinha faz "cor-cór" e o pintinho faz "pir-pir". Lá "ocê" joga uma "preda" n'água e ela faz "tigur".Tatuí, no tupi-guarani significa "Rio do Tatu", mas aqui no Rio de Janeiro, Tatuí é aquele bichinho que a gente encontra na beira da praia e tem gente que até come! Pode uma coisa dessa?
Áh, lá em Tatuí não tem praia, mas tem pescaria no Bairro da Americana. Tem gente que não sabe, mas lá em Tatuí tem uma Pirâmide! Juro que é verdade, mas quem for lá pra ver não diga que leu isso na minha crônica porque a Pirâmide é uma residência particular.
Não contem pra ninguém também que a atriz Vera Holtz é de lá e que é tia de uma amiga minha dos tempos de dança no Balleteatro Fred Astaire. Paulo Setúbal, aquele que escreveu sobre a Marquesa de Santos, nasceu lá e o museu de Tatuí situado no antigo prédio da cadeia municipal abriga muitos de seus objetos pessoais.
Quem for no Sítio do Carroção, não conta que eu contei.
Pra quem é sofisticado ou pra quem não é, porque tudo é uma questão de ótica, mas que gosta de Arte, vá até o Teatro Procópio Ferreira, onde me apresentei tantas vezes e trago lindas recordações...
Êh Tatuí! Ainda vou escrever um livro sobre ti!
*************************
Agradecimento
Agradecimento
Agradeço ao comentário de Rubens Antônio da Silva (anexo) que permitiu, por meio de importantes informações históricas, a edição dessa crônica. Um grande abraço! Ê Tatuí! É por isso que gosto de Ti!