PAI D'ÉGUA !

Ministrava uma aula de reforço para universitários, ávidos de informações conclusivas em fase de TCC.

Abordei, de princípio, generalidades, pontuando, a seguir questões específicas com toda a maestria aos senhores diplomandos.

Como só há ensino quando há aprendizagem e o diálogo é o grande talismã do ensino, oportunizei um espaço a um aluno que pedira a palavra:

- Professor - disse ele - o sr. conhece a história do crente-égua, crente-pai d'égua e crente-filho de uma égua ?

- Não - respondi-lhe - mas prossiga.

- Pois é, aconteceu num culto evangélico. Um pregador muito entusiasmado, apresentou à sua Igreja o inusitado tema de sua mensagem - O crente-égua, o crente-pai d'égua e o crente-filho de uma égua.

1. o crente-égua - é camuflado - nem frio nem quente -, morno, portanto. Não participa, colabora, " tá nem aí ". É o " deixa a vida me levar". Julgando-se sempre numa boa.

2. O crente-pai d'égua é diferente. É motivador, participa, sugere, contribui - é amigo e dinâmico. É amado por toda a congregação !

3. O crente-filho de uma égua é sempre da oposição. Não participa, não colabora, fala mal do seu pastor, pra ele tudo está errado e ninguém presta. Não tem olhos para ver, mente para analisar e coração para sentir...

- Bravo - todos vibraram numa chuvarada de aplausos - esse "é o cara ", " tá eleito, tá eleito " - foi uma risada açucarada!

.........................................................................................

Lá pelas tantas, quando já se fechava o plano de aula, um sonolento desperta e entra de carona:

- Bem, professor, não petendo acrescentar coisas alguma, mas " escapuliu":

ÉGUA E PAI D'ÉGUA, meus caros, se encontram em cada esquina - MAS HÁ TANTOS FILHOS DE UMA ÉGUA ESPALHADOS PELA TERRA ...QUE, SINGULARIZANDO - " NÃO ESTÁ ESCRITO "!!! ...

***

Enock Santos
Enviado por Enock Santos em 25/05/2012
Reeditado em 27/05/2012
Código do texto: T3688185