NÉ MÊMU ? (.....em caipirês , pra minhas cumádi HULL, MILLA e MARIA MINEIRA.....)

 

     Iô fícu aqui pensânu cum meus butãum cumé qu'essa gênti tá mudáda ! Num qué sabê mais di cunversá, fica u dia intêro na frênti da tár de televisãum e as vêis inté briga prá trocá dí pogrâma .

     Iô sô daquêli têmpu bãuam im qui quându chegáva a noitinha a gênti dispôis da janta si sentava in vórta duma fuguêra e ficava contânu cáusu i mais cáusu .

     A gênti ria, inventava muita mintíra e , mêmu sabênu qui tinha muita mintíra nu meio a gênti ô juráva qui era tudu verdadi , ô a gênti juráva qui táva acreditânu .

    Quându    ficava    mais tárdi a gênti si divertia oiânu pru céu tentânu adivinhá u nômi daquel'istrelinha que briáva, briáva e deixáva aquêli céu muitu mais bunítu.

     As vêis fícu mi preguntânu si éssa gênti qui janta oiânu pra televisãum vai durmí sem tomá a bençãum dus pai, dormi inté tárdi i muitas vêis vái pra rua só pra andá atôa i íssu sem contá qui divêis inquându êlis fáiz argumas bestêra .

     Quiria sabê si éssa gênti já viu a belêza i u tamanhãum da lua cheia quându násci pur ditráis da serra iluminânu todu u váli i us terrêru das casa .

      Quiria sabê si essa gênti já viu o sór nascê, os primêru passarínhu cantânu i até mêsmu a correria das galinha quându a gênti fica jogânu u míu nu quintár .

       Ai, mais issu é qui é vida, né mêmu ? Já fáiz um tempãum qui móru na cidade grândi i tênhu fé im Deus qui um dia iô vô vortá pra roça . Tomára qui num dimóri .

      Liáis, é bãum num demorá mêsmu pruquê, imbóra iô num quêra pensá nisso, já tô ficânu meio véio .

     As pessoa de ôji paréci qui num gósta di cunversá. Cunversá inté cunvérsa mais cum gênti di fóra . Qué dizê , nada di cunversá im famía, na mesa do armôçu , na jânta i nu café da manhã . Cunversá cum a famía é muitu bãum , né mêmu ?

     Já pensô si a gênti da roça num tivéssi aquêli café gostoso cuado num cuadô di pânu, cum a água qui isquentô nu fogãum di lenha e cumênu aquela brôa di fubá assada num fôrnu di bárru ? Ai, que sodádi disso ! É bãum dimáis da cônta, né mêmu ?

    Mais si Deus quizé vô vortá a té tudo íssu di nôvu ! Vô dexá a cidade pra tráis, vô dá di presênti u meu computadô, num vô mais mi preocupá im falá difícir i nêim tê qui tá sêmpri procupádu im usá rôpa um pôcu mió.

     Na roça é qui é bãum . Usu uma cárça de brim, uma bóta bêim forgáda i si u sór tivé fórti, colócu um chapéu di páia .

    Tambêim num quéru mais sabê di dirigí . Na cidádi grândi dirigí um carro paréci mais côisa di dôidu i num tênhu mais idádi pr'issu nãum .

    Pois é, minhas cumádi, a gênti pricísa tê mais uns dedím di prósa, né mêmo ? Só qui agóra iô tênhu qui vê umas côisa qui tênhu qui fazê inda ôji .

     Ându muitu ocupádu mais tênhu certêza qui lógu , lógu vô ficá mais forgádu i aí, alêim di vortá pru câmpu, prá róça , vô podê prosiá mais cum minhas cumádi quirída e falânu qui nêim caipíra qui nóis é .

     Mais qui bobági , iô nunca deixei di sê caipíra , né mêmo ?

                            *********


         .....muitas saudades da minha terra e então, também abraço os amigos e amigas que têm no coração os sentimentos do caipira.....


fogaolenha.jpg




(.....imagens google.....)

 

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 24/05/2012
Reeditado em 07/06/2013
Código do texto: T3686451
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.