Eu manipulo as pessoas.

Eu manipulo as pessoas.

Respeitando o conceito comum de que “manipular alguém” significa fazê-la de títere, é mais que evidente que a manipulação é prejudicial. No entanto, se tomada no sentido de “controlar diretamente ou indiretamente uma pessoa”, manipular pode ser até mesmo necessário.

Desde tenra idade meus pais nada mais fizeram que me manipular. Por minha vez, eu manipulei (e manipulo) meus folhos, e, assim, sucessivamente, eles devem os seus... “seja educado”; “faça isto”; “não faça aquilo” etc.

No dia-a-dia, manipulo e sou manipulado (como todo mundo), seja de forma expressa, seja de forma implícita: querendo que alguém não pratique um crime, ou deixe de praticá-lo, uso de todos os esforços para dissuadi-lo da conduta. Com uma péssima idéia, alguém procurará me demover de pô-la em prática.

Assim desde a educação até os procedimentos do quotidiano a manipulação não é boa nem má em si mesma. Dependendo do seu propósito, se tem o fim, por exemplo, egoístico, não deve ser aceita ou praticada. Ao contrário, se tem a finalidade de elevar moral, espiritual e materialmente a pessoa humana, sim.

Rodolfo Thompson – 24/05/2012.

Ps. a manipulação química pode resultar em veneno, ou medicamento...

Ps. este texto integra o livrinho de minha autoria: "À Minha Família (Curiosidades e Lembranças)".

Rodolfo Thompson
Enviado por Rodolfo Thompson em 24/05/2012
Código do texto: T3685233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.