O VIGÉSIMO QUINTO DIA COM OS AMIGOS - “MORRO DO URUBU” – PARTE 32.

Navegando na internet meus amigos visitantes encontraram nos sites que o Piauí vem se destacando nas exportações brasileiras. Leram que os principais produtos exportados são ceras vegetais, grão e soja, castanha de caju, mel, couro dentre outros. A China, o Japão, a Alemanha, a Bélgica, a França, os Estados Unidos, são exemplos de países que compram esses produtos. Essas exportações são feitas através de empresas que são instaladas na capital do Estado e em outras cidades piauienses. Dez delas foram relacionadas como maiores exportadores do Estado do Piauí: Cargill Agrícola S.A, Bunge Alimentos S.A, ABC – Indústria e Comércio S.A, Brasil Ceras Ltda., Machado & Cia. Ltda., Europa Indústria de Castanha Ltda., Rodolfo G. Morais e Cia. Ltda., Floramel Indústria e Comércio Ltda., Rochas Ornamentais do Brasil e Curtume Cobrasil Ltda.

Informei aos amigos que o Curtume Cobrasil é uma empresa especializada em beneficiar couros e peles e está instalada na cidade de Parnaíba, na Rua 07 de Setembro no Bairro Tabuleiro. Essa empresa oferece o curtimento e preparação de couros e peles de animais em várias categorias: beneficiamento, corte, curtimento, preparação, salga, secagem, etc.

Depois dessa conversa que aconteceu durante o café da manhã, convidei meus amigos para conhecer o “Morro do Urubu” que fica na Ilha Grande do Piauí bem próximo da cidade de Parnaíba. É só atravessar a Ponte Simplício Dias e percorrer mais ou menos uns seis quilômetros estaremos na “Terra das Rendeiras”, município de Ilha Grande, mas para chegarmos ao Morro do Urubu o acesso se dá pela estrada que liga Parnaíba a Praia Pedra do Sal.

O morro apresenta uma visão panorâmica belíssima. É um verdadeiro paraíso, que deslumbra os olhos de quem vê. O morro de areia branca se mistura com a água escura da lagoa que recebe o nome de “Lagoa do Urubu”.

O Morro do Urubu é desconhecido até pelos próprios parnaibanos pela dificuldade de acesso ao local. Só tem duas opções para se chegar até lá: caminhando ou de motocicleta. Quem se atrever ao mágico passeio com certeza ficará encantado com as dunas, com os pássaros, com a vegetação nativa. Tudo parece ser ainda virgem, a impressão que se tem é que o homem ainda não chegou ali para modificar, para destruir, para mexer, com aquela beleza tão natural.

Várias lagoas se formam na época de chuva para completar o cartão postal desse paraíso piauiense. Vale à pena a caminhada, vale a pena o esforço, que é minimizado pelo vento e pelas surpresas que a paisagem nos oferece durante o percurso. Vale a pena contemplar esse presente de Deus.

Meus amigos ficaram encantados com a quantidade de lagoas que tem essa região. Já tive oportunidade de apresentá-los a Lagoa do Portinho, a Lagoa do Bebedouro, a Lagoa do Sobradinho, Lagoa da Prata e tem outras porções de água cercada de terras por todos os lados ainda a serem apresentadas. A Lagoa do Camelo, por exemplo, que fica no município de Luis Correia é belíssima. A vegetação nativa ao seu redor é excêntrica e nas suas proximidades existe cavernas, pedras, com escrituras rupestres, o que se conclui que foram deixados por civilizações antigas.

----------------------

Parte 32 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “Cerrados Piauiense” – Parte 33.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 23/05/2012
Código do texto: T3684646
Classificação de conteúdo: seguro