Apenas uma folha seca?
 
A idade nos presenteia com o mais importante que a vida pode nos oferecer, o tempo e a sensibilidade. Tudo a nossa volta toma nova dimensão,as  novas descobertas são inevitáveis.
O idoso tem a sensibilidade a flor da pele tanto no que se refere a a falta de resistência a dor física quanto a choques emocionais.
"Desabam” com facilidade,muitos não conseguem mais se recuperar  depois de uma grande tristeza ou doença e naufragam fragorosamente.

A idade nos aproxima cada vez mais dos animais, das flores, dos mares, rios, de  toda a natureza,sentimos que fazemos parte dela, nos voltamos para ela e para o infinito,para nos reintegrarmos inconscientemente a ela.
Aprendemos  com essa mestra inigualável  que tudo tem seu tempo determinado, e a nós resta recebermos  e usufruirmos destes ensinamentos com carinho e entendimento .
O tempo nos ensina a importância de cada coisa,cada acontecimento por mais simples que possa nos parecer. Quando somos jovens, para ser sincera nem as percebemos claramente, como se diz “passamos batido” por elas,mas é nelas que o velho busca suas recordações. Uma simples folha caída da árvore amarelada pelo outono, viveu etapas da vida,assim como nós,hoje frágil e enrugada mas nem por isso menos bela, e disso o idoso tem conhecimento! Folhas  secas esquecida entre as páginas  envelhecidas de um livro guarda consigo uma historia, ele se lembra com saudades do dia em que as colocou entre as paginas,existia um motivo para as colocar neste lugar tão especial,
elas eram belas, verdinhas, tão cheias de vida...
Estas pequenas coisas é que faz da vida do idoso um encanto, que só ele entende,nas simples folhas  poderá  resgatar sempre   recordações e com elas reviver cada momento...
Portanto não jogue fora nem arrume nunca objetos que os idosos guardam, por que na maioria das vezes entulham gavetas e armários, com seus “guardados”,pode não representar nada para você, mas para ele é um pedaço de sua vida,ou melhor é a própria vida,algo que o transporta no tempo,um simples lápis é seu tesouro.
Ter a sensibilidade para buscar alegria nas pequenas coisas, e nos seus “tesouros” é o segredo que faz o velho viver feliz ou se tornar um ser sem vida e amargurado...
Aceitar a velhice não é fácil, mas é  pior  não ter vivido uma vida bem vivida,queimando etapas, não ter coisas e objetos como um simples pedaço de papel de presente recebido de um amigo,pensamentos que lhe tragam boas recordações.Viver a lamentar o tempo perdido em muitas vaidades e pouco amor,é muito triste...
 Com certeza não serão as futilidades que lhe trarão alegria, e felizes lembranças.
Porém me parece que hoje elas e o consumismo são prioridades...
Será por isso que hoje encontramos tanta gente lutando uma luta inglória contra a velhice, e se comportando como se estivessem com raiva do mundo por ter ficado velho,diga-se de passagem tornando-se um velho enjoado,implicante, briguento, “encardido”, querendo mudar o mundo?
Pode estar certo que ele não soube o que plantou, não sabe o que quer e muito menos o que  vai colher ...
Uma frase  resume bem o modo de viver de alguém que soube usufruir de cada coisa a seu tempo.

  Um grande homem e excepcional ator, Mário Lago:

“Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra."

E ele o encontrou feliz e em paz...
Partiu, sorrindo, lindo e sábio como sempre viveu!
 
M.H.P.M.