Dois Chicos

Há pessoas pelos quais choramos e que não merecem um terço da nossa consideração. Há amigos que se afastaram e que não fazem a menor questão de saber se estamos vivos. Estranhamente, dedicamos boa parte de nosso tempo nessa reconciliação inútil. Tentando resgatar algo que já não tem mais razão de ser, investindo em manter um laço que já não mais existe. Contudo, há pessoas que cruzaram o nosso caminho no passado e marcaram a nossa vida definitivamente. Essa amizade foi tatuada de tal forma que mesmo se ficarmos uma década sem vermos essas pessoas, quando as reencontramos, é como se tempo algum, nem distãncia tivesse nos separado. Com Jean foi assim.

Éramos ambos Chicos, trabalhando no Macdonald´s da Barão de Iatapetininga, no centro de São Paulo e nos tornamos amigos. Adorávamos filmes e boa música, tínhamos os mesmos objetivos em relação a vida, apesar de termos ritmos diferentes: Jean era calmo, eu agitado; ele meditava, eu corria; eu queria castelos de cartas, Jean investiu em terreno e tijolos. Quando eu o vi pela ultima vez em 1995, ele já tinha a sua família, eu apenas minha estrada solitária.

Nunca dizemos adeus, mas quando percebemos os anos nos atropelaram, endereços se perderam, telefones foram trocados e os amigos caíram no anonimato, mas sempre acreditei que um dia iria reencontrá-lo – eu estava errado – ele que me encontrou. Fui rastreado pelo google, procurado por orkuts, msns e ondas da internet, até que Jean me localizou e veio mostrar que a nossa amizade não mudara, o mesmo não podia ser dito sobre as nossas barrigas...

Reencontrei meu amigo e percebemos que só o que ficou perdido foram os anos que passaram em segundos para o tempo do mundo. Jean estava lá com o velho Chico a conversar. Uma década de experiências e memórias resumidas em duas horas de bate papo ao som de boa música em um bar no centro da cidade. A São Paulo cinza tornou-se um pouco mais colorida, Sampa, essa cidade que distancia pessoas e as tornam estranhas reaproximou dois Chicos com anos de histórias para contar e muito mais, agora em diante, para compartilhar.