O QUE XUXA NÃO FALOU...
Comentar o que está acontecendo no dia a dia em nosso mundo e expressar nossa opinião é um exercício de cidadania. Qualquer pessoa tem o direito de dizer o que pensa especialmente a respeito de acontecimentos marcantes propagados pela grande mídia. Não posso deixar de considerar que o depoimento feito pela apresentadora de TV Xuxa Meneguel, no programa Fantástico no dia 20 de maio, foi no mínimo surpreendente por várias razões como eu passarei a comentar.
Falarei como pai de duas crianças menores, como psicólogo especialista em apoio a pessoas que sofreram qualquer tipo de abuso ou violência e na condição de educador. Embora não seja possível avaliar o impacto que as declarações da Xuxa poderá causar em pessoas que sofrem ou sofreram o tipo de violência por que ela passou, compreendo que as pessoas de bem devem ter coragem para denunciar agressores, quer privativa ou publicamente. O fato dela ter declarado em rede nacional de televisão que sofreu abuso sexual quando menor, sem dizer no entanto, se ela denunciou os culpados ou se de fato eles (ou elas) receberam a devida punição - isso sim foi imperdoável. No mais, Xuxa fez sua catarse em público. Para quem não está afeito ao vocabulário psicanalítico, catarse é um termo oriundo da filosofia que significava um processo de purificação e limpeza. O filósofo Aristóteles usava a palavra “kátharsis” para explicar o efeito causado na plateia durante e após a apresentação de uma tragédia grega. Xuxa estava no grande palco quando representou a si mesma, chorou, emocionou-se, contou a sua tragédia. Em psicologia, entende-se “catarse” como um estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica.
Xuxa, ao falar da própria vida e compartilhar seus dramas pessoais, embora tenha dito que era uma pessoa normal (até no sexo) mostrou por outro lado que não era, pois (escolheu?) ou foi escolhida por homens poderosos e mundialmente conhecidos como Pelé e Ayrton Senna ou Michael Jackson que quis ter um filho com ela. Quanto a isso, ela demonstrou gostar de ser estrela. Xuxa nada mais é ou foi mais um produto da mídia global e de uma senhora chamada Marlene Matos, para quem ela não dedicou uma única palavra. Não duvido que ela tenha desenvolvido algum talento, mas com certeza não era uma bela voz, uma grande capacidade de alegrar crianças e um carisma fora do comum. Carequinha, Bozo e outros animadores eram muito mais divertidos no seu tempo e não ganharam a fama e fortuna da apresentadora loirinha de olhos claros e corpinho modelado.
Talvez o depoimento público de Xuxa inspire a outras mulheres (e homens) fazerem o mesmo, mas espero que possam ir além disso. Xuxa poderia ter falado como denunciar, quais os telefones disponíveis e quais as punições severas para os culpados. Espero que outros cantores, artistas, empresários, jogadores de futebol e outros famosos possam ter um momento catártico semelhante ao da Xuxa e denunciem seus algozes. Temos que dar um basta nessa porcaria!!
http://mathias.gonzalez.sites.uol.com.br