LUIZ FERRAZ MOULIN

LUIZ FERRAZ MOULIN- Nosso grande político e visionário!

Oriundos de uma família pobre, sempre lutamos com dificuldades e , graças aos ensinamentos de nossos pais , perseveramos , lutamos e vencemos! Na década de 70, fomos residir na Rua Comendador Aguiar, a tão famosa Rua dos Carneiros, com suas características e personagens peculiares. Ainda criança, recordamos dos elos de amizade com a família Ferraz Moulin, nas pessoas do Sr. José Moulin e D. Iracy, onde íamos buscar temperos e verduras para o almoço. Lá recebíamos o afetuoso abraço e carinho do Sr. “Zé Moulin” e aquele beijo da “Mãe e Vó Iracy”, que nos acolhiam com os olhares de verdadeiros avós e mestres, pois nossos pais sempre trabalhando muito ,deixava-nos sob os olhares dos vizinhos amigos e queridos. Mais tarde, ao regressar da França, convivemos intensamente com o Luiz Moulin e a querida Márcia, que tinham sua casa como ponto de encontro de uma juventude ansiosa por mudanças e crente em ideais novos, com a construção de uma Guaçuí cheia de flores e mil e esplendores como bem retratou o poeta Antonio Carneiro Ribeiro.

Luiz era figura constante em nossa casa e a recíproca é verdadeira! Sempre chegava com suas conversas cheias de espírito político, inovador, sapiência e de uma sensibilidade invejável! Luiz era um ídolo para nós, jovens e crianças, que pudemos vê-lo brilhar no cenário educacional, nas veredas do Direito e na militância política, que aprendera e praticara em sua jornada acadêmica, tornando-se referencial nos cenários políticos nacional, estadual e municipal. Ainda guardamos, aqui em casa, o panfleto de sua candidatura a Deputado Estadual, em finais da década de 70 e início da década de 80. Ali já experimentávamos o grande homem que se tornaria Prefeito de nossa Guaçuí, fazendo de nossa terra um local de aconchego, um caldeirão de cultura e uma celeiro de educação e cidadania. Sua inteligência, agregada à sua maestria em articular e somar esforços, Luiz sempre esteve à frente de seu tempo, com ideias às vezes incompreendidas por aqueles que resistem à mudança e não têm a sua coragem de ser feliz. Luiz nos ensinou a ser livres, a seguir nossa vocação, agindo com naturalidade. Ensinou-nos a erguer a bandeira da nossa verdade. E por falar em bandeira, associamos sua imagem sempre ao lema de nossa bandeira municipal: “ Surge et ambula”, do latim- Levanta-te e anda! Foi significativa sua influência em nossa formação cidadã e na história de nossa Guaçuí, pois contribuiu, signigficativamente e de forma perene, para sermos quem somos, ousando a assumir nosso lugar na sociedade. Luiz se pôs a caminhar ao nosso lado, exortando-nos a levantar e a andar! Fez de Guaçuí, cidade menina, uma cidade respeitada no cenário nacional, com implantação de vários projetos e obras de cunho social e educacional. Luiz se traduz, em nossa vida, como aquele amigo, lá da Rua dos Carneiros, que lia o Jornal “A Gazeta” em nossa casa, enquanto nossa saudosa mãe- Maria Mercêdes fazia o almoço para nós! Os papos eram intermináveis...! A troca de experiências e esse calor humano jamais se apagarão diante de interesses e opiniões políticas. Nossa amizade perpassa por tudo isso e permanece inabalável! Depois, vieram seus filhos- Felipe, Lourenço e Luiz, que foram nossos alunos e nos mostraram que o tempo se incumbira de nos reaproximar e nos mostrar que Luiz representava para nós esse elo de união e que nos tornava, mais uma vez, lado a lado no caminho!

Luiz , ao longo da nossa história de vida, se tornou pedra preciosa, face a sua relevância e essência como ser humano, capaz de reconehcer-se pequeno diante de sua grandeza humana e espiritual, herdados de nossos saudosos José Moulin e Iracy. Essas palavras que dedicamos a você, Luiz, nada mais são que embalagens de nossos pensamentos. Pensamos assim a seu respeito! Sabemos de seu amor por Guaçuí; de seu amor pela família que construiu ao lado de Márcia e dos seus filhos e agora netos! Nossos pensamentos aqui transcritos são embalagens com a cor do orgulho de vê-lo como um dos filhos mais ilustres de Guaçuí; como um ex-prefeito que nos oportunizou levantar e andar, erguer Guaçuí e projetá-la no cenário cultural.

Você, Luiz, mora num lugar dentro de nós, onde entramos em contato com o eterno e o belo, um lugar em que realmente sentimos nosso ser interior em paz, com tranquilidade e generosidade. Esse lugar habitado por você, em cada um de nós da minha família, é tudo em relação à família, ao respeito, à integridade e ao amor. Você, Luiz, grande político e visionário, só pode morar em nosso coração, pois é de lá que nos conhecemos desde os áureos tempos em que você era o simples , porém nobre, Luiz Moulin!

Com o meu afeto, carinho e reconhecimento,

WEBER JOSÉ VARGAS MÜLLER.

Weber José
Enviado por Weber José em 21/05/2012
Código do texto: T3679274