AMANDO

AMANDO

Tantas pessoas andando de um lado pra o outro atrás de “seu amor”, nem o sonho da casa própria é algo que mais mexe com a vida dos humanos. A extremada preocupação de encontrar “o outro lado da maça”, a “alma gêmea”, aquela pessoa que vai nos tirar do marasmo da solidão e nos colocar no paraíso do “amor perfeito”, príncipes e princesas saídos de contos de fada para darem um sentido real a nossas vidas medianas, chochas e sem graça. E em um passe de mágica trazer para o nosso lado “a peça que faltava”...

É uma ridicularização de um sentimento que ainda se ausenta da maioria das pessoas, o amor, amor de sentimentos, amor de pele, aquele bem próximo da paixão, que se deve ser sentido por aquela pessoa que queremos tanto ao nosso lado, e porque será que contrariando a todas evidências óbvias – aquela pessoa ainda não está ao nosso lado – Eu me divirto muito com o ser humano, chega a ser hilário esse sentimento de”meu, minha, teu, tua”, pronomes que são possessivos até na sintaxe do texto, como isso poderia ser amor...

Muito já se sofreu, muito já se chorou, muitos espancaram e outros até mataram em nome desse amor, e o que mais me chateia, não é a incompreensão humana do que realmente seja amor, mas sim a pobreza humana em ser desprovida de algo tão simples, mas que o próprio ser o coloca a milhares de quilômetros dele mesmo, fazendo-se algoz de sua própria aspiração. Ou seja, choramos pela ausência de algo que é nosso, que já nos foi oferecido. Ah! Mas e aquela pessoa pela qual venho lutando há tanto tempo... Meu irmão, vou te contar um segredo, amor é um jogo que se joga a dois, ninguém vai passar a amá-lo, ou amá-la, pelo simples fato de uma da peças assim o querer, ninguém escolhe amar ou ser amado. Simplesmente nos amamos.

Infelizmente essas palavras não vão modificar os sentimentos das pessoas, talvez até sintetize a tônica que o pior lugar para sentir alguma coisa seja o coração, mas, não se aprende isso estudando, se aprende vivendo e conseqüentemente errando, e sofrendo e chorando... Mas todos chegarão a estado pleno de amor, quando o outro é tão necessário, que sua presença física se torna desnecessária, talvez por isso compreendamos uma série de coisas, para as quais ainda estamos desabilitados a entender.

Ame, mas ame de tal modo, que ter ou não ter essa pessoa ao teu lado não fará nenhuma diferença.

Sérgio Ildefonso

Sérgio Ildefonso
Enviado por Sérgio Ildefonso em 20/05/2012
Reeditado em 20/05/2012
Código do texto: T3678884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.