Hoje é Dia de Feirinha...
Domingo, sempre aos domingos é dia de Feirinha. Uma feirinha diferente. A Feirinha de Adoção de Cães e Gatos.
O trabalho começa antes, às vezes no meio da semana ou na véspera. Os voluntarios comunicam-se por telefone e pelas redes sociais. Encaixam seus horarios e colocam em prática seus ideais.
Não é uma tarefa fácil, os animaizinhos abandonados e cuidados pelas Ongs ou por pessoas que se propõe a ficarem com eles até a data da adoção, se acontecer, são escolhidos.
E nesse ponto, a natureza humana se trai ou mostra-se...
Dificilmente, raramente, um cãozinho ou gatinho com alguma sequela física é adotado. Nem mesmo os mais frágeis o são. Aqueles mais judiados, mais magrinhos, mais feinhos são relegados.
Dura e dolorosa tarefa da triagem. Escoher entre tantos olhinhos que demonstram o mesmo carinho, o mesmo amor a ser dedicado. Uma escolha feita que não pode ter como o objetivo tocar o coração. Mas sim tocar outros olhos, olhos que geralmente buscam a beleza e a perfeição ainda que nos animais de estimação. Doloroso saber e ouvir a decepção de alguns ao afirmarem a procura por essa raça ou aquela, não os SRD - sem raça definida -.
Não seria justo, porém, não dar créditos a esses que ali buscam no ato da adoção de um animalzinho uma forma de aliviar a triste realidade do abandono desses inocentes. Não quando bem sei que quando trata-se de crianças o mesmo ocorre.
Os excluídos assim vivem à margem, sempre à margem das mãos, dos olhos e do coração, como verduras e frutas em fim de feira...