FESTA DE DOMINGO
Ele olha pro sapato mais uma vez. Já o havia engraxado na noite anterior. Seu melhor sapato, sapato de domingo, de festa. Acha não ter dado o devido trato e dá mais uma polida. “Agora sim... nos trinques”. Verifica mais uma vez – “Perfeito!” - Olha pra sua roupa, devidamente passada, sobre a cama; sua esposa havia caprichado, deixando tudo arrumado. Lembra-se de que não havia feito a barba. Rapidamente se barbeia. Volta ao quarto e se veste. Vai ao espelho e dá uma conferida. Cabelo devidamente penteado, barbeado, roupa bem passada, sapato brilhando. Pronto pra festa.
Todo contente ele deixa o quarto e grita para a esposa e seus dois filhos:
- Já estou pronto. Arrumem-se rápido ou vamos chegar atrasados.
A esposa está ajudando a filha mais velha se a arrumar. Já na adolescência, tem um pouco de vaidade, coisa pouca, inocente. Isso quando fossem passear no parque, conversar entre si, se divertirem unidos. Lá sempre se encontram com outros amigos, outras famílias, mantendo um contato mais próximos entre filhos, pais e amigos. Sempre tem um ou outro da mesma idade a bater um papo, paquerar um pouco; mas isso depois de tudo, quando a principal atividade já tiver terminado.
O Caçula, muito ativo, corre por toda a casa, contente. Seu pai o chama, coloca-o sentado à sua frente e carinhosamente penteia o cabelo do filho. Enquanto faz isso, pensa se está fazendo tudo que pode para dar aos filhos uma vida digna e correta, ensinando os preceitos morais que uma pessoa de bem deve ter; espera estar fazendo a coisa certa. Ele tem visto a degradação de outros da idade de seus filhos, mas com os seus opta pela boa orientação. Não os impediriam de saírem e vivessem seus momentos de adolescência. Os pais compreendiam essa necessidade dos jovens se comunicarem com outros iguais.
Não demora e todos se agrupam na sala, prontos e alinhados. Ele olha pra todos sorrindo, feliz, agradecendo a Deus por lhe ter presenteado com aquela família tão linda; orgulha-se disso. Promete lembrar-se de mais uma vez fazer esse agradecimento quando lá chegassem. Ele dá uma última conferida. Partem todos para assistirem ao culto religioso de domingo, tão importante pra uma família unida. Isso sim, é que era festa. Orar faz bem. Orar unido, melhor ainda.
Já fez suas orações hoje? Um bom domingo, uma boa e produtiva semana. Abraços e beijos a todos.
20/05/2012