Alegria ou Ódio

Alegria e Ódio.

Será que a Alegria, o Ódio, a Tristeza, e, o Medo, como sentimentos elementares da pessoa, faz parte das relações humanas?

Já se diz, por exemplo, que o Medo é essencial à própria existência como mecanismo de defesa, pois, sem ele, ninguém se incomodaria em morrer, perder a saúde, o emprego etc. Sem a Tristeza, perder a vida, a saúde o emprego etc., não teria a menor importância.

Sem o Ódio, não haveria repulsa ao mal...

E, sem a Alegria, talvez o Ódio, a Tristeza, e o Medo tomassem conta da pessoa.

Então, poder-se-ia dizer: sim! A Alegria, o Ódio, a Tristeza, e, o Medo faz parte das relações humanas.

Porém, um desses elementos se torna irônico, ou estranho, quando se deseja o bem-estar do próximo com os apelos: -“calma, não tenha Medo... o seu Medo vai passar”! -“calma, não tenha Tristeza... a sua Tristeza vai passar”! -“calma, não tenha Ódio... o seu Ódio vai passar”! E, -“calma, não tenha Alegria... a sua Alegria vai passar”!

Claro que qualquer exagero é inaceitável, ou no mínimo inconveniente... Mas será que mesmo achando que é “natural” ter Ódio, Tristeza, e, Medo, esses sentimentos devem fazer parte das relações humanas, e não devem ser controlados para que não se imponham nas condutas? Desde que ninguém se compraz em ver o próximo com Ódio, Tristeza, ou Medo, e tudo indica que a Alegria é o primeiro e essencial sentimento da pessoa humana, que, além de salutar, deve ser o princípio e o fim das relações humanas - o que é “natural” não é tão natural assim...

Alegremente... beijos!

Rodolfo Thompson – 14.5.2012.

P.s. Dá pra desconfiar... "terapia" para acabar com o medo... "terapia" para acabar com o ódio... "terapia" para acabar com a tristeza... Há "terapia" para acabar com a alegria?

P. s. 2 . o que procuro mostrar no livrinho “À Nossa Família (Curiosidades e Lembranças)” é que há conceitos (e preconceitos) que, por mais estratificados que sejam, merecem observações a título de curiosidade...

Rodolfo Thompson
Enviado por Rodolfo Thompson em 18/05/2012
Reeditado em 17/10/2012
Código do texto: T3674902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.