A escola. "O ovo de Colombo"

Em todo o país, queixam-se de violência urbana. Assaltos e outros crimes que ameaçam a nossa segurança. Sejam balas perdidas e troca de tiros entre policiais e bandidos e outros.

O cinema americano retrata isso tudo com muita sofisticação. Dá gosto sentar em um sofá, e assistir, confortavelmente, um filme de ação, tipo "Duro de matar", "Desejo de Matar" entre outros. Tudo isso, exceto a "ficção" é o fiel retrato da realidade.

Voltando à realidade, concluímos que tudo isso pode ser evitado. Não precisamos assistir a esses filmes, muito menos enfrentar a violência de nossas cidades, que tantos danos nos têm causado.

Uma única atitude pode evitar anos de sangue e a perda de tantas vidas mal iniciadas.

Não podemos culpar as drogas, nem as favelas, ou as forças policiais. Tudo isso tem uma causa que pouca gente conhece ou concorda.

A escola.

As favelas começaram a ser formadas, ainda no Brasil Império, quando os soldados mandados para combater no sul retornavam à capital do país e não tinham onde morar. Construíam suas moradias nos morros cariocas, comunidades denominadas de favelas. Naquela época não existiam drogas, muito menos escolas. Portanto não a culpem.

Escola, no Brasil, sempre foi um problema. Desde o descobrimento, briga-se por uma educação decente no país. Ela nunca acontece. De constituição a constituição – última 1988 – a educação é tratada com certo descaso. De um lado os políticos aliados do governo, tentando evitar que avancem os acordos em prol de uma boa educação, para economizar dinheiro para outros gastos. Como é uma coisa tão simples e tão mostrada, a educação é a pior possível.

Chegamos ao absurdo de termos professores exilados, por defender um método eficiente de educação. É como ofender à Deus. Enganando o povo de uma forma tão rudimentar, que é ficar adiando o problema da educação no país.

Todos nós sabemos, que a educação é a base, a fundação sólida que precisamos para construirmos sobre ela uma sociedade consciente e uma economia próspera. Há centenas de anos que os governos já têm a certeza de que a educação é progresso. Basta lembrar que nas maiores economias do mundo, a escolaridade de seus cidadãos está muito à nossa frente.

Aí você pergunta: - Por que, então, o governo não toma uma atitude?

Simples. O governo é relapso e demagogo, pois não interessa às suas facções políticas um povo esclarecido e consciente. Preferem os analfabetos e os semianalfabetos os quais são bons eleitores. É mais fácil enganá-los que ficar dando explicações, sem justificativas, para quem entende de política pública.

Ainda hoje veiculou em um jornal do ES a notícia de que 130 escolas podem ser fechadas em 2012, por falta de segurança e conservação. Para onde irão os 40 mil alunos que nelas estudam?

Isso é apenas em um município. E não é um dos mais populosos do Estado.

Esta é a nossa realidade. Municípios que descuidam das escolas existem em todos os estados. Estão sempre alegando falta de recursos, assim como para a saúde e segurança, mas o governo está sempre empurrando o contribuinte para as escolas particulares, assim como faz com a saúde, com a segurança, com estradas e outros serviços pelos quais recolhem impostos absurdos.

A indústria do crime é a que mais movimenta a economia brasileira. De equipamentos, armas, munições, agentes de segurança, policia civil e militar, presídios, manutenção de presos, tudo isso sem falarmos de parte do judiciário que fica à disposição do crime, além de tudo que se consome em material e maquinário para alimentar a estrutura.

Isso não poderia ser destinado à educação?

Se começarmos a cuidar da educação básica, a partir de hoje, com uma política séria e competente, em mais ou menos 50 anos não teremos mais violência, não existirão presídios, e o número de professores será elevado, os quais terão uma remuneração condizente com a importância da sua função. Ao invés de pagarmos agentes de segurança, pagaremos funcionários de escolas, os salários destinados aos servidores do judiciário, seriam utilizados para preparar e pagar melhor aos professores. As despesas com construção e manutenção de presídios se destinaria a construção de escolas modernas e reforma das existentes.

Mas, que pena.

É só um sonho.

Enquanto tivermos políticos profissionais e corruptos, nada disso irá acontecer.

Ser político em nosso país é a profissão mais bem remunerada do mundo. E não precisa de nenhuma especialização, nem ensino fundamental. Basta saber ler algumas linhas e escrever o nome.

Quanto ganha um político? É muito.

Dá para remunerar muitos professores e fazer a manutenção e construção de escolas.

Neodo Ambrosio
Enviado por Neodo Ambrosio em 17/05/2012
Reeditado em 15/09/2023
Código do texto: T3673750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.