A raposa, a galinha e a rapadura

- Bem, seu curriculum é bom, mas nós precisamos de alguém com um pouco mais de experiência e uma formação específica em...

- Você conhece a piada - disse ele interrompendo o entrevistador - da rapadura, da galinha e da raposa?

- Não, mas veja bem...

- Dizem que uma raposa queria comer uma galinha... - começou ele, interrompendo o entrevistador de novo.

E lá foi ele contando a piada, as expressões do seu rosto sincronizadas com suas mãos, o entrevistador se interessando, ora ficando surpreso, ora curioso. Ele fez uma parada estratégica, com o timing perfeito, o entrevistador morde a isca e pergunta: e a rapadura? Ele, que não desperdiça bola parada na área, arrematou a piada, fazendo o entrevistador explodir em uma risada que fazia brotar lágrimas de alegria de seus olhos. Foi assim que conseguiu o emprego.

Outra vez, sua esposa, na época que ainda eram namorados, o chamou para uma conversa que começou com:

- Olha, não é você, sou eu...

- Espera. Já te contei sobre a raposa, a galinha e a rapadura?

- Não.

- Dizem que uma raposa queria comer uma galinha...

Se você assistir o vídeo do casamento deles, vai ver que quando a esposa diz “sim”, ela esta segurando uma risada, chorando pelo canto do olho, e logo depois sussura “ai... ai... a rapadura... essa é ótima”.

Eu mesmo ouvi a piada pela primeira vez quando estava acamado, com uma febre que não passava apesar dos litros de antibióticos que eu tomava, mais poderosos que o xarope feito da banha do peixe elétrico do rio Amazonas. Ele foi lá em casa, contou a piada, quando parei de rir, depois de saber da rapadura, a febre já estava baixando.

Certa vez, ele até já escreveu uma carta para o Fisco, justificando uma declaração de imposto de renda errada que começava com “Caro Auditor Fiscal, uma raposa queria comer uma galinha...”. Desnecessário dizer que sua situação fiscal é perfeitamente regular hoje em dia. Você pode achar tudo isso muito improvável, mas se conhece a piada, sabe que é verdade e se não conhece, bem, eu não vou contar aqui porque, sabe como é, não é a piada, mas o jeito que se conta é que faz a diferença.

Alexandre H Torres
Enviado por Alexandre H Torres em 16/05/2012
Código do texto: T3670948