AS 36 FOTOS DA ATRIZ CAROLINA DIECKMANN – UMA REFLEXÃO SOBRE O NU
COPIE O LINK E COLE NO SEU NAVEGADOR SEM MEDO DE SER FELIZ
http://img.terra.com.br/i/2006/10/23/411789-8805-in.jpg
Calma, calma. Antes que você pense que essa é uma das fotos não autorizadas da famosa atriz, eu explico. Esta é apenas uma das dezenas de fotos sensuais que Carolina fez para a revista Síntese sob a lente do fotógrafo e maquiador Fernando Torquato e foram exibidas para quem quisesse ver no Espaço Fashion do Shopping Iguatemi em São Paulo. Naquela exposição que ocorreu dos dias 31 de outubro a 7 de novembro de 2006, aparecem nuas outras celebridades como Reynaldo Gianecchini, Camila Pitanga, Camila Morgado, Taís Araújo, Daniel Erthal, Leticia Birkheuer, Ricardo Tozzi, Ildi Silva, Daniele Suzuki e Bruno Gagliasso. Sendo assim, não estou cometendo nenhum crime aqui em colocar a foto da atriz e modelo que ganhou um bom cachê para realizar o ensaio. O que é bonito é para ser mostrado, pelo menos é assim que pensa a maioria das pessoas deste mundo. Mas, por que temos tanto asco do feio, do que parece antiestético, do grotesco? Por que razão evitamos os rotulados como “feios”? Afinal, quem nos impõe um bendito (ou maldito) padrão de beleza? Este artigo é só uma reflexão.
Não espero que você concorde com tudo o que eu escreverei aqui, mas, se você está lendo este artigo é por que tem algum interesse. Quem vê televisão e acessa a internet ou não faz nenhuma nem outra coisa mas senta num barzinho para atualizar-se com a fofoca do dia ou lê revistas de consultório médico, sabe do que estou falando. Todo mundo está comentando o episódio da hora. Algumas emissoras de televisão estão dando mais espaço na programação para falar deste assunto do que deram ao novo programa socialesco do Governo chamado “Brasil Carinhoso”. Bem feito. Quem mandou o “Fome Zero” não ter zerado nada em oito anos de governo Lula...
Para quem ler esta matéria dentro de alguns anos, o caso de polícia envolvendo a atriz carioca de 34 anos, foi resultante da tentativa de extorsão planejada por um grupo de cyber-bandidos-otários - também conhecidos como "hackers" - que conseguiu invadir a caixa de e-mails da atriz e de lá extrair algumas fotos mostrando-a na intimidade. Carolina já atuou em várias novelas e seriados como: Sex Appeal, em 1993, como "Claudinha" e como "Camila", em Laços de Família em que interpretou uma mulher com câncer tendo que raspar o cabelo para compor o personagem. Recentemente, participou de Fina Estampa. Carolina tem uma carreira de sucesso por ter participado de mais de 20 telenovelas, filmes e minisséries.
Na Internet, ao usar o buscador Google eu encontrei aproximadamente 1.170.000 registros sobre o assunto “ fotos de Carolina Dieckmann” no dia de hoje (14/05/2012). De acordo com informações divulgadas pelo site da Ong SaferNet Brasil que realizou uma pesquisa sobre a quantidade de acessos às 36 fotos da atriz, cerca de 8 milhões de computadores diferentes já viram as tais imagens. Isso no período de apenas 5 dias. Mas, estima-se que o número de visualizações possa já ter ultrapassado os 20 milhões. Uma maluquice isso. Imagino se as pessoas todos os dias entrassem na internet para aprender um pouco mais sobre economia doméstica, sobre como cuidar do meio ambiente no dia a dia, ser um melhor aluno, um melhor pai, uma melhor mãe ou melhor cônjuge, quanta melhoria no mundo poderíamos ter em poucos anos. Mas, infelizmente milhões de pessoas estão preocupadas com as fotos “proibidas de uma atriz”, sem saberem que as fotos realmente mais valiosas (do ponto de vista estético e dentro dos padrões de beleza deste século) sempre estiveram lá na Internet disponíveis para quem quisesse ver, baixar, suspirar, babar, etc.
Os imbecis que pediram dinheiro para não revelar as fotos “feias” sem “Photoshop” e não autorizadas da atriz, vão se arrepender muito pela idiotice que fizeram. Extorsão é crime. Não se pode ameaçar ninguém, tentar tomar dinheiro à força, roubar o que não lhe pertence ou difamar publicamente alguém e ficar impune. Os quatro suspeitos vão responder por formação de quadrilha, furto de dados e tentativa de extorsão e provavelmente (pela repercussão da mídia) podem pegar uns dez anos de prisão além de multas pesadas.
Reflito, finalmente, sobre o mundo idiotizante em que vivemos. Não entendo a razão de indivíduos acharem tanto valor em fotos de alguém sentado em um vaso sanitário. Se alguém quiser eu mesmo posso tirar uma porção de fotos minhas em poses sensuais e espalhar por aí. Não cobro nada para quem divulgar. Já tentaram fazer isso comigo e eu estou louco para que façam de novo e para eu rastrear o IP do ou da cretina e assim obter uma boa indenização e consequente prisão do criminoso que divulgar fotos minhas, sem a minha autorização. Sim, pois existe uma diferença entre eu “autorizar” a divulgação de uma foto minha e a atitude de alguém que invade o meu e-mail e rouba as minhas fotos mais feias, especialmente aquelas em que pegam meu pior ângulo. Com certeza vou levar o caso à imprensa e fazer o maior estardalhaço. Não é assim que funciona? Ou será que não vai dar em nada por que eu não sou tão famoso? Bem, com certeza ficarei depois que souberem onde trabalho e o que faço.
Brincadeiras à parte, o que há de tão precioso e santo numa bunda empinada, em mamilos de bicos endurecidos, numa boca pintada sensualmente com batom, no olhar sedutor, numa vulva entreaberta, num pênis ereto, nas coxas, pernas, braços, mãos, dedos, cabelo, dorso, pés... ahhhh os pedólatras que me perdoem... já ia esquecendo deles. O que há de tão santo que não possa ser mostrado, exibido, olhado, apreciado ou não? De onde vem essa estúpida mania de cobrir as partes do corpo para impedir a luxúria e o pecado? Pobres seguidoras do Alcorão. Precisam andar com suas burcas negras e corpo envoltos em verdadeiras mortalhas para que os homens não as cobicem.
Questiono a origem de tantos pudores em relação a nudez humana. Já vi homens e mulheres virando a cara quando vêm cães, gatos e outros animais copulando ruidosamente, exibindo seus órgãos sexuais. Muitos tapam os olhos dos filhos pequeninos (não podem ver a safadeza dos animais). Conheço madames que vestem roupas em seus cãezinhos de estimação para que as pessoas não vejam as “vergonhas” dos bichinhos adorados. Quanta ignorância. Já fomos à Lua e estamos falando via satélite e ainda existem pessoas vivendo e agindo como se estivéssemos na Idade Medieval. Parecem que suas mentes estão cauterizadas por séculos de ignorância e puritanismo. Eu poderia culpar as religiões. Eu poderia culpar os governantes. Eu vou culpar a mim mesmo que faço parte dessa sociedade cega para o que realmente importa e com os olhos abertos para o supérfluo, o aparente, o banal.
Não estou falando mais das fotos “horríveis” da Carolina que ela não autorizou ninguém divulgar. Centenas de personagens famosos já tiveram suas fotos “feias” divulgadas em revistas e jornais pelos “paparazzi”. A princesa Lady Di, morreu num trágico acidente fugindo das câmeras dos fotógrafos que queriam tirar fotos não autorizadas. Não entendo o porquê desse culto exacerbado ao corpo de celebridades. Uma mulher esteticamente mais linda que essas "famosas", mas, se for uma assalariada que faz limpeza pública, certamente não terá suas fotos roubadas por nenhum "hacker". Quem vai querer tirar dinheiro de uma pobretona? Parece que por trás dos famosos tem sempre alguém querendo tirar vantagem, ficar famoso ou rico também.
Não foi isso o que fez aquele demente que matou John Lennon? Matou o Beatle para ficar tão famoso quanto ele? Celebridades como a Xuxa já tentou tirar da Internet o filme erótico "Amor estranho amor" que ela fez antes de se tornar a "Rainha dos Baixinhos". Faz sentido alguém se envergonhar do trabalho que fez honestamente em nome de uma moral duvidosa de uma sociedade que vê crime e pecado em uma cena erótica (ou corpo exposto em fotos ou filmes), mas não dá a mínima para o mendigo, o miserável que está nu e faminto por que não tem dinheiro para comprar uma roupa decente... por que não tem trabalho? O que é realmente imoral e vergonhoso para as pessoas desta geração?
Fico preocupado com a repercussão que a mídia dá a fatos como esse. Nada a ver com proteção da imagem da atriz perante os filhos. Afinal, os filhos de Carolina (Davi e José) não viram a mãe nua nas fotos do Fernando Torquato? Nunca a viram seminua nas novelas? Que bobagem é essa de proibir os filhos de verem o corpão escultural da mãe? E os filhos das centenas de atrizes que posam para a Playboy, o que pensam das mães? Será que isso é crime? Claro que não. O que se deve combater é a invasão da privacidade, a extorsão, seja lá do que for. Poderia até ser a foto da minha gatinha fazendo sexo ou bebendo um prato de leite. Deveria ter o mesmo peso - mas pelo visto não tem. É o nu, é a foto feia (ou bonita) não autorizada que tem mais valor. Precisamos repensar nossos valores.
Queria ficar congelado agora e voltar a viver no ano 2112 (dentro de cem anos) e chorar de rir quando encontrar as pessoas andando nuas ou com trajes mínimos transparentes (pense no aquecimento global). O charme não vai ser mais um penteado extravagante, mas, com certeza, serão decorações nos pelos pubianos (de homens e mulheres) chamando atenção com trancinhas exóticas e tatoos incrementadas nos órgãos reprodutores. Vergonhoso talvez será mostrar as outras partes do corpo (dentes, orelhas, dedos com unhas pontiagudas? Quem sabe?). Quem ler esta matéria dentro de cem anos, saberá do que estou falando. "Maior que o Universo só a estupidez humana" (Albert Einstein).
(*) Mathias Gonzalez é psicólogo e escritor.
http://www.somenteparamulheres.com.br
****************************************************
Veja fotos autorizadas de Carolina e outros famosos:
http://www.comunidademoda.com.br/reynaldo-gianecchini-e-fotografado-nu-para-exposicao