Futebol que nos trás Saudades

Realmente eu tenho saudades dos jogos que eu vi, ainda muito pequeno, e de alguns que o meu pai contava. Até parece que eu os tinha visto, também. Íamos muitas vezes a São Paulo para ver nossos primos e tios.

Não bastasse o futebol, ir a São Paulo, na casa dos parentes, irmãs e sobrinhos do meu pai era muito gostoso.

Lembro-me de uma passagem perto da década de 1940, de uma São Paulo muito evoluída mas sem a agitação de hoje. O seu povo bem vestido e com aquele sotaque diferente daquele do pessoal do interior. Para mim era uma maravilha.

Numa dessas idas a São Paulo, fomos à casa de minha tia Dalinda, irmã do meu pai. Os homens foram ao Parque Antártica assistir ao jogo Palestra 0 x 1 Corinthians.

O Palestra jogou com Gijo, Carnera e Junqueira; Garro, Oliveira e Del Nero; Luizinho, Canhoto, Echevarrieta, Feitiço e Imparato.

O Corinthians com Joel, Jango e Carlos; Sebastião, Brandão e Munhoz; López, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. Estávamos em 1939 e eu tinha 5 anos. O gol do Corinthians foi marcado por Carlinhos, o mesmo que havia jogado no Campinas F. C., time para o qual meu pai torcia e chegou a ser diretor. Carlinhos fazia no Campinas uma ala esquerda com o meia Daniel, muito boa para a época. Jogadores excelentes surgiam por todos os lados. O Corinthians foi campeão paulista de 1939.

Em 1940 voltaram a se encontrar e o resultado foi Corinthians 2 x 0 Palestra. Partida realizada no Estádio do Parque São Jorge. O Corinthians formou com José, Agostinho e Sordi; Jango, Dino e Munhoz; López, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. O Palestra apresentava-se mais remoçado em relação ao ano anterior e formou com Gijo, Carnera e Begliomini; Carlos, Oliveira e Del Nero; Luizinho, Canhoto, Echevarrieta, Lima e Pipi. O corinthiano Teleco anotou os dois tentos para a equipe alvinegra.

Por falar em Teleco, lembremos que na Copa do Mundo de 1938, realizada na França, o senhor Ademar Pimenta, treinador da Seleção Brasileira, convocou Eugenio Fantoni, o Niginho, para a reserva de Leônidas da Silva. O senhor Ademar Pimenta não sabia que pelas leis da época Niginho que jogava na Lazio de Roma, Itália, não poderia jogar na Seleção Brasileira, e deixou de convocar Teleco do Corinthians e Carvalho Leite do Botafogo do Rio de Janeiro, ambos artilheiros nos campeonatos de seus respectivos estados. Coisas do futebol.

Laércio
Enviado por Laércio em 14/05/2012
Código do texto: T3667835