Cotas
 
            Há pouco tempo, manifestei minha opinião sobre o regime de cotas nas universidades.  Também há pouco tempo o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legitimidade do mesmo, diante da Constituição Brasileira.
            Grupos étnicos e alunos pobres têm participação determinada por número fixado.
            Sou contra.  Frontalmente contra e explico minhas razões de modo lógico, sem usar argumentos políticos ou sociais falsos.
            A verdadeira razão de este regime ter sido criado é o estado deplorável que se encontra o sistema de educação pública no país.  Um aluno faz o curso primário completo e recebe seu diploma.  É sabido por quase todos que muitos destes ‘diplomados’, não sabem ler nem escrever.
            Os governos não investem na educação, na formação de bons professores, na modernização do ensino.  A consequência imediata é a péssima qualidade do aluno.  A matemática é um exemplo.  Os estudantes brasileiros, no último levantamento internacional, ocupam o último lugar de todo o mundo.  Uma posição que envergonha o Brasil.
            Os diplomados pelas universidades brasileiras, para o ingresso na Ordem dos Advogados, têm que passar por exame que a entidade faz, para evitar que incapazes se tornem profissionais.  O Conselho de Medicina já pensou várias vezes em adotar o mesmo sistema.
            A conclusão é uma só, e salta aos olhos de qualquer pessoa de bom senso.  Não existe ensino sério neste país.  Que faz o governo para fugir da sua responsabilidade?  Adota um sistema discriminatório.  Constrói escolas, talvez para dar satisfação ao povo, ou com propósitos eleitoreiros, ou para as grandes empreiteiras faturarem mais.
            A razão é só uma.  Não há ensino!  Não venham com desculpas que não convencem.  Educação é problema do governo.  Além das novas escolas, coloquem nas que já existem professores capacitados.  Acabem com a arrogância de alunos mal criados perante aos professores.  Um só policial militar em cada escola, não só zela pela segurança da mesma, como coíbe o procedimento destes alunos, que vão à escola não sabemos a causa.  O aluno é pobre?  Que o material didático seja integralmente fornecido a ele.  Educação funciona assim!
            O bom aluno não tem cor, nem usa relógios de marca, muito menos caneta Mont Blanc.  Ele estuda, orientado por bom professor.
            Parem de enganar o povo.  Não somos idiotas, como vocês querem.     


imagem:  Liceu "Nilo Peçanha" / Google
Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 14/05/2012
Código do texto: T3667376
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.