Crônica #093: ELE E A MÚSICA
Crônica #093: ELE E A MÚSICA
(Uma dose de nostalgia)
BOSCO ESMERALDO
Ele era um aficionado por música e um eterno pesquisador pelo melhor estilo, ritmo e cadência e tudo o que se relacionasse com a música etc. e tal.
Aos sessentas, estava quase desiludido e frustrado, pois estava muito insatisfeito o que encontrava. O pior é que, inexplicavelmente as músicas que estavam na crista da onda, ao critério de sua busca, eram as piores possíveis em letra, mensagem. Era o fim.
Um dia, já exausto da infrutífera pesquisa, em pleno sábado, sentou-se em sua 'poltrona do papai' e ficou a escutar a quietude do silêncio.
Sobre as fruteiras do seu pomar, sorvia maravilhado, o cantar distinto de cada pássaro que por ali cantava, enquanto degustava, aqui e ali, as frutas da época.
De repente, bem ao longe, já desgostoso pela atenuação das freqüências, devido à distancia, alguém tocado pela nostalgia, ouvia os sucessos dos anos cinqüentas, sessentas e algumas dos anos setentas.
Embalado por aquele belo e nostálgico repertório, num estalo, achou o seu heureca que tanto buscava:
- "É isso! É isso aí, mesmo! Agora é que me dou conta que o que há de bom e melhor em matéria de música diz respeito ao meu tempo ali sim é que era música de qualidade em todos os sentido, a despeito de toda tecnologia disponível, o que tem hoje ou é 'remake', 'releitura' dos bons tempos do que faço parte, ou é apenas um arremedo de música, tão bizarra que se valem de apelações, letras maliciosas e tudo o que lhe valha."
Então, correu ao sei baú onde guardava seus vinis e foi até a madruga viajando no túnel do tempo, a bordo dos sons que o embalaram até alta madrugada quando, enfim, adormeceu e dormiu um sono profundo e reparador.
=============
Nota do Autor:
Por respeito aos mais jovens de hoje, registro aqui algo que vivenciei na citada época.
Os meus pais e tios e avós diziam a mesma coisa a respeito de nossa música: "Música boa é a da nossa mocidade!"
Disso tiro uma conclusão. A música está associada ao momento vivido pelo audiófilo. Por isso ela consegue nos marcar de forma indelével. Certamente haverá algum choque de gerações quando vocês estiverem, lá adiante experimentando o que o nosso anônimo pesquisador aqui relatou.