Mãe suja
Uma sexta feira comum no mercado,na lista de compras alguns itens de dias de festa,por causa da proximidade do dia das mães o mercado estava mais cheio que de costume e eu mais irritada que de costume também,mas não era o calor,o tumulto,a fadiga,era o tradicional almoço de dia das mães!
Quando nossa mãe era viva , nunca fizemos almoço no dia das mães,pra ser franca acho que em muitos dias das mães nossa mãe nem tinha o que almoçar,era um dia comum,os presentes dávamos de vésperas,ou depois , raramente havia alguma sugestão de que o dia das mães era algo especial,mas no dia 04 de março de 2011 nossa mãe se foi,o dia das mães estava chegando e com ele a tristeza.Como suportaríamos este dia?,resolvemos então almoçar juntos,pra suportar a ausência dela.E assim nasceu nossa tradição.
Ao terminar de passar as compras no caixa,recebi de cortesia uma rosa vermelha,eles não sabiam que eu não sou mãe?,certamente não sabiam que minha mãe se foi, o que eu ia fazer com aquela rosa?
Ao me dirigir para a parada de ônibus vi uma mulher velha e muito suja encolhida entre sacolas de plástico e remexendo nos trapos dentro de uma caixa,sem pensar estendi a mãe com a rosa na direção dela , só então pensei:O que estou fazendo?, esta mulher precisa de dinheiro ,comida, roupas,o que estou fazendo?
A mulher levantou a cabeça e olhou pra mim surpresa ,quase interrogativa, fiz que sim com a cabeça,ela pegou a rosa,olho-a bem,levantou mais uma vez a cabeça pra me olhar,não sei porque eu ainda estava ali, de pé , olhando-a,ela sorriu,um sorriso sem dentes e sem falsidade,um sorriso que me aqueceu do dedinho do pé ao último fio de cabelo.
Já dei moedas ,roupas,comida,mas ninguém nunca me sorriu por isso,aquela mãe suja e sofrida nem sabe que me presenteou.