MÃE

Mãe

Celebrar o dia das mães é ter diante dos olhos o exemplo nítido do que seja amar primeiro e de forma incondicional. No sublime mistério daquela, por meio de quem recebemos o dom da vida, podemos entender o inefável amor de Deus.

A bondade e ternura da mãe, falam-nos de Deus – amor!Faz-nos sentir a beleza das cores e a alegria da vida. Mãe é sinônimo de harmonia, encanto e doçura, pois do seu coração brota sempre um gesto novo de amor e carinho.

Mãe é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para nos ver felizes! Mãe é celeiro de paz, colo de sabedoria, ombro de paciência, coração de ternura e olhar de acolhimento.

Mãe nos faz crer que a vida é a maior graça de Deus! O amor maternal é tão significativo que vê nossos erros como degraus que nos levam ao conhecimento e à correção, revendo o que está incorreto para a construção de valores que se incorporam em nossa formação cidadã.

Viva, não sabemos lhe dar o devido valor, pois à sua sombra todas as dores se apagam. Falecida, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo e receber um aperto de seus braços e uma palavra de seus lábios.

Paradoxalmente, quando jovem, tem o pensamento de anciã; na velhice, trabalha com o vigor da mocidade e o acúmulo de sabedoria. Se não tem estudo, desvenda os mistérios da vida com mais tino que um sábio. Instruída, molda-se à simplicidade das crianças, revelando-nos o lado lúdico e autêntico de ser ingênuo e verdadeiro.

Se pobre, satisfaz-se com a felicidade dos que ama. Rica, daria com prazer sua riqueza para não sofrer em seu coração, a injúria da ingratidão. Se vigorosa, se estremece com o gemido e a dor de seus filhos. Franzina, reveste-se da força divina para enfrentar os percalços da vida e as derrotas que lhes são impostas.

Mãe é carinhosa, sensível, amiga e irmã. Às vezes é mãe e pai, assumindo sozinha as veredas da educação dos filhos. É lutadora, companheira confidente e educadora. Mãe é comunicação, mas em alguns momentos espelha-se no silêncio, agindo com prudência, cautela e justiça, que são qualidades alusivas aos sábios. Ampara-nos na doença, ajudando-nos ao longo da vida a semear e a colher.

Mãe é fortaleza diante de seus filhos que já se foram. Permanece fiel ao Projeto de Deus para os filhos que ficaram. Vibra com nossas vitórias, porém, nos acalenta nas quedas e fracassos. Mãe é um soldado que nos guarda e zela por nossa segurança, através de orações e intermináveis intercessões. Amor é a palavra de ordem para retratar o valor de ser mãe, aquela que nos anima a ousar, a pensar, a explorar os conhecimentos, a interagir, a avançar para águas mais profundas quando tudo parece estar perdido. Mãe é insuperável, insubstituível, indelével, inefável, promotora da paz que nos exorta ao exercício e prática de valores no convívio com os irmãos e irmãs.

Que Deus abençoe às mães que sorriem; às que choram; àquelas que perdoam, afagam e são essências de amor. Oxalá todas as mães sejam sal e luz em seus lares, continuem com a missão de ser mãe, mulher, amiga e acima de tudo semente da Boa-Nova em nosso coração.

Mãe é, essencialmente, MÃE!

Artigo publicado na Revista Caparaó Capixaba

Edição Número 3/ Ano I / Maio de 2012.

WWW.revistacaparaocapixaba.com.br

Weber José Vargas Müller.

Professor – escritor/colunista.

Weber José
Enviado por Weber José em 13/05/2012
Código do texto: T3665822