Fé e crença

A fé é a crença da alma. Nela o ser acredita profundamente em algo que o movimenta em direção a algo de forma misteriosa. A fé pode ser irracional, quando cremos em alguma coisa sem levar em consideração a sua aplicabilidade física, mas nem tudo no que cremos tem o seu fundamento na matéria, por isso é inexplicável.

A crença é a fé da mente. Igual à fé a crença é um mistério. Acreditamos em algo, mas sem precisar necessariamente ver ou sentir o objeto da crença. Só que a crença é algo cognitivo. A mente para acreditar em algo necessita de conceitos. Ela forma paradigmas sobre o objeto de sua crença e fundamenta-a de forma explicável.

Temos fé na vida ou na morte e a certeza de que algo vai acontecer. Este algo pode ser negativo, mas nem por isso menos forte ou poderoso. A fé, quando direcionada de forma positiva, traz crescimento para o indivíduo, ao contrário traz destruição. Para relacionar-se e direcionar a fé de forma proveitosa, precisamos saber viver.

Quando a fé encontra seu alicerce na crença ela se fundamenta em algo explicável, é o que se chama de fé racional. Quando a fé é racional, o ser encontra embasamento na mente e une a força de suas duas vertentes mais poderosas em direção a algo que pode verdadeiramente se manifestar se o trabalho em sua direção for feito, agora.