ANOITECE..... 

       .....suavemente , como se a lua e as estrelas não tivessem nenhuma pressa para apresentar seu maravilhoso espetáculo diário .

     Bem próximo ouvia-se o afinado coral dos sapos e grilos interpretando mais uma de suas magníficas obras, embora pouco se saiba se a platéia que os escuta ou assiste é grande, pequena ou se os aplaude ou não.

      Os últimos pássaros vão se recolhendo aos seus ninhos e pelo barulho que também se ouve, talvez seja alguma fêmea reclamando ou pelo atraso no retorno ou pelo pouco alimento trazido pelo companheiro .

      É hora que tudo se acalma. A brisa , antes tão    atrevida e sempre nos visitando sem cerimônia , desvia-se para um canto onde possa ter menos trabalho    para    fazer sua parte na sinfonia diária . Por conta disso as folhas das árvores se aquietam e sem poderem se dar ao luxo balançarem ao sabor do vento vão relaxando, se aquietando e é até bem provável que adormeçam .

       De onde estou percebo uma legião de vagalumes que se aproximam e tenho certeza que alguns deles, bem mais jovens, através de piruetas descontroladas se exibem para as fêmeas que, nessas horas quem sabe estão a procura de um parceiro , não sei bem se para uma simples troca de luminosidade ou para um contato mais sério e íntimo. Deve ser  complicado se esses casais gostam de namorar com um pouquinho mais de escuridão .

       Percebo um pouco mais a minha esquerda um gato malhado bem acima do peso que vagarosamente cruza o quintal e se acomoda num dos cantos da varanda . Ali, antes de escolher a melhor posição para tirar uma boa , preguiçosa e longa soneca ele estica as patas como se quisesse aumentar de tamanho . De longe, não deu para ouvir se ele conseguiu estalar os ossos ou a cartilagem ou até mesmo eriçar os pêlos .

     A noite caminha em passadas apressadas e, graças a pouca presença da luz elétrica, percebe-se a quantidade infinita de luzinhas piscantes que adornam o manto celestial e tenho certeza que nem daqui a cem anos alguém possa me dizer a quantidade exata de estrelas que brilham naquele céu majestoso.

     A natureza é linda, é maravilhosa mesmo quando    o    manto noturno acoberta os filhos da terra. Nessa hora vê-se pouco mas sente-se muito . São flores que parecem um pouco mais relaxadas e que , vaidosas que são, não precisam manter a pose e a maquiagem o tempo todo como costumam fazer as mulheres lindas, as bonitas e as que não são nem uma coisa e nem outra .

      Não    tenho nenhuma vontade de ter pressa . Não tenho nenhuma vontade que o tempo corra e nem penso em voltar tão cedo para a realidade de um novo dia . E então me pergunto porque não fico ali para sempre.

      Há uma colossal diferença entre viver num lugar cercado de plantas, árvores, grilos , sapos, vagalumes e flores que trocam a maquiagem quando anoitece e, viver cercado de paredes de concreto, barulho de buzinas e cheiro de poeira e lixo .

     Anoitece na cidade e anoitece na roça . Na cidade, ainda que a madrugada se aproxime rápido, bem rápido, o que se ouve são motores que disputam ruas largas ou estreitas, pessoas que resmungam pela condução cheia e ruídos que alguns aparelhos sonoros reproduzem.

    Na roça, o anoitecer permite prestar mais atenção a amável e respeitosa despedida do sol e sua reverência a chegada da lua, o tapete brilhante que as estrelas estendem para o luar prateado, o coral bem ensaiado dos animais , aves e insetos que saúdam a hora do descanso .

    E olha que até aquela gostosa brisa que sempre nos presenteia com um delicioso  cheiro de mangas maduras ainda presas nos galhos de uma frondosa mangueira, também recolhe-se para descansar, sabe-se lá onde, quem sabe onde o vento costuma fazer a curva.....
 

                            *********
 

      .....estava ausente quando na minha última publicação uma recantista postou um comentário corrigindo uma palavra que , por absoluta distração , publiquei    equivocadamente acentuada . 
       Aceito e respeito  qualquer tipo de crítica, correção e até ameaças mas, se tem algo que me irrita profundamente é quando vão a minha página utilizando o nome de outra pessoa , quem sabe lá com que propósito .
      Neste meu retorno, quero dedicar esta crônica , na verdade um tolo rabisco , a essa senhora que talvez sem pensar, quem sabe imaginando tolamente que me zangaria com a indicação do erro, preferiu não se mostrar, omitiu seu verdadeiro nome e, pior de tudo, tentou jogar contra mim uma amiga muito querida .
      Menina, não faça isso ! É muito feio ! Seja sincera comigo, apresente-se como você é que saberei entender e até te receber como amiga.......



Anoitecer_Pico.JPG


(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 11/05/2012
Reeditado em 06/06/2013
Código do texto: T3662760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.