ABAJUR

Que doideira extravagante essa coisa dos estudantes chineses em tomar soro com aminoácidos pra madrugar nos estudos. Café com coca-cola resolve, orientais!

O capitalismo é mesmo um açoite de fortes chicotadas! Na China, em plena sala da aula, aluno tomando soro com proteína que ajuda nos estudos. Meus DEUS, bora logo se manifestar aí e acabar com essa porra de mundo, parceiro. As coisas estão cada vez mais catastróficas!

Pra você ver, os estudiosos de antigamente eram chamados de sábios. Olha que honra e que título. Já os de hoje são chamados diretores, presidentes, gerentes. Ô... Que glória, que honra!

E os estudiosos das antigas eram sábios porque estudavam pelo prazer de aprender, ensinar e mudar coisas para o bem, não para o comodismo. Os estudiosos de hoje, pesquisam para melhorar o controle remoto. Se eles fossem sábios, teriam a plena noção que se levantar para mudar de canal ajudaria muito mais na saúde e evitaria que os casais brigassem pelo controle. Além do mais, faria um o bem ao outro fazendo questão de mudar o canal da TV só para ver o sorriso no rosto de seu parceiro.

Porém, os estudiosos da atualidade, concurseiramente alienados, estudam o medíocre pra ter um “bom” emprego.

E ainda acho sublimemente inteligente um romancista ou filósofo, enquanto o cara que passar num concurso com concorrência de “1000 pra 1”, um simples estudioso. Apesar de estudar muuuuuuuito!

Pessoas que passam em excelentes concursos são boas em decorar. Essa é a única certeza.

Fico puto quando exaltam os concurseiros como sendo os reis do saber... Isso estraga o conceito e a pompa que envolve a palavra: PENSAR!

Mas claro, eles merecem todo merecimento e parabéns, pois se matam estudando para passar em provas idiotas que só servem como critérios de discriminação se fulano ou Sicrano ficará com o cargo ‘A’ ou ‘B’. Entretanto, não para aprender, e sim decorar. Ele só decora, decora, decora e passa. Só!

Como diria Mário Sérgio Cortella e eu concordo: "nem sempre o prático é o certo".

Daí que cheguei aos seguintes questionamentos:

De que adianta o cara estudar anos para no fim ser um juiz corrupto que vende sentenças e desvia grana dos cofres públicos?

De que adianta estudar anos para ser um advogado trambiqueiro ou um contador ladrão?

De que adianta estudar loucamente para ser um médico que só pensa em grana e vendo pacientes morrerem porque não têm dinheiro para tratamento?

De que adianta estudar piamente para ser um engenheiro químico que constrói bombas e armas?

Onde está a sabedoria nisso tudo?

Bom, vou nessa ligar meu abajur e ler a bula do meu tarja preta.