A Honra do Guerreiro
Dois antigos samurais lutam no crepúsculo de uma era dourada. Eles são os últimos guerreiros de sua linhagem. O motivo da disputa não é importante, cada um luta por aquilo que acredita, não há certo ou errado, bem o ou mal. O homem de barba branca e armadura encarnada desfere o golpe final no seu adversário e se consagra vencedor. O perdedor, ainda agonizando diz ao seu algoz:
- Meu amigo, me sinto honrado em ser derrotado pelo ultimo guerreiro digno desse mundo. E o homem de barba branca, com o rosto ainda sujo do sangue espirado pelo golpe que desferiu, lhe responde:
- É uma honra derrotar o ultimo dos grandes guerreiros desse mundo. Espero que você descanse em paz ao lado dos seus ancestrais. E a partir de agora minha vila poderá sobreviver como os campos que passam a nos pertencer.
- É triste, mas é a única solução, não havia comida para todos e se a mesma fosse dividida igualmente todos pereceriam. É bom saber que nem todos morreram, mesmo sabendo que minha vila terá de morrer para que a sua viva. Foi uma luta boa e justa.
Se você for uma pessoa minimamente normal, provavelmente tem uma certa parcela de pacifismo, considerando a guerra como algo absurdo e irracional, algo que torna o homem menos humano e mais animal e, de certa forma, você esta certo. Mas saiba que nem sempre é assim, a guerra, como tudo na vida, tem um outro lado.
Muitas vezes o combate é a única solução, pois nem tudo na vida tem um lado certo e um lado errado, as vezes as coisas são mais complicadas que conceitos e dogmas. Repudiar a guerra é também repudiar a paz, pois não há paz sem guerreiros que a protejam não ha guerra que não vise à paz. Ser guerreiro não é matar sem necessidade, é defender quem precisa ser defendido e lutar por aquilo em que se acredita, é defender sua família, seu lar e também a se mesmo. Se as guerras hoje são uma lastima, é por que são travadas pelos motivos errados.
Podemos dizer que o tigre que devora o cervo é mal? Creio eu que não, pois aquilo nada mais é que a sua natureza. E, talvez, se perguntássemos isso ao cervo ele diria que cervos existem pra serem devorados por tigres e que tigres existem pra devorar cervos. Esse é o equilíbrio da natureza. Aquele que vencer venceu por merecimento e não pode ser julgado, pois suas razoes são incontestáveis.
O que você faria se alguém ameaçasse a vida de uma pessoa muito querida pra você? Você seria capaz de matar esse alguém para salvar essa pessoa? Ou deixaria se perder a vida que você preza para não tirar aquela que você despreza? E se matasse para salvar a vida dessa pessoa, você estaria errado? E se essa pessoa tivesse matado alguém amado por aquele que tenta mata-la, você deixaria que ela morresse? Defender-se, e a aqueles que amamos, nunca é e nunca será um pecado. O pecado se da quando travamos batalhas por motivos vis, quando não lutamos por aquilo que precisamos e sim por aquilo que desejamos ter. Lembre-se, a vida é um imenso campo de batalha e todos vamos ter que lutar um dia. Quando seu dia chegar, lute. Não importa o resultado, ou a razão, o que importa é lutar pelo que se acredita e travar um bom combate, com justiça, e honra.