Está na moda usar óculos

 

 


 

Quando as lentes de contato ainda eram raridade, eu fiquei entusiasmada, imaginado a maravilha de me ver livre dos óculos. Meu pai foi contra, talvez pelo preço elevado, ou porque achasse que aquilo podia fazer mal. Mesmo assim insisti e fui experimentar junto com uma amiga também interessada na novidade. Saímos de lá as duas com as lentes nos olhos, para retornar uma semana depois. No caminho de volta para casa já comecei a chorar e a cada dia que passava eu chorava mais. De olhos molhados e inchados, não conseguia enxergar quase nada, de maneira que na escola tinha que usar os óculos. Minha amiga não precisou fazer isto, não derrubou uma lágrima sequer. No retorno à ótica ela estava feliz e eu desesperada. Tentei por mais algum tempo e finalmente desisti. Depois fiquei sabendo que elas eram ótimas para míopes, mas para estrábicos e hipermétropes nem tanto.

 

Anos mais tarde apareceram as lentes gelatinosas eu me empolguei novamente. Procurei me informar e soube que naquele momento elas também eram boas para estrábicos. No entanto, havia um outro senão. Na idade em que eu me encontrava, já começava a sofrer da ‘vista cansada’, cujo nome técnico é presbiopia, e para isto as lentes de contato não serviam, não havia bifocais, muito menos multifocais. Acabo de saber que agora elas existem, porém não tenho mais interesse. Como passei a vida toda de óculos, eles fazem parte do meu rosto. Sem eles eu não me reconheceria no espelho.

 

Além do mais, atualmente está na moda, há tanta gente que adora usar óculos!...  No alto da cabeça, como enfeite.